Mais de 130 atletas participam da 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira em Sorriso

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Sorriso, foi palco da emocionante 2ª edição do Campeonato Nagô Kids de Capoeira. O evento reuniu mais de 12 grupos do estado, totalizando 130 atletas de 14 municípios diferentes, que competiram durante quase 12 horas em busca de uma vaga no Volta do Mundo Bambas (VMB), a maior competição de capoeira de alta performance do mundo, agendada para 12 de outubro no Rio de Janeiro.

A iniciativa foi organizada em conjunto pela contramestra de capoeira e professora-pesquisadora Luciana Monteiro de Campos e pelo mestre e professor Wanderson Campos, conhecido como Sapo, com supervisão do mestre Valdir da Silva. O evento contou com o apoio crucial da Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (Semcultj), via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022).

O presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira (FMTC), mestre Salgado, elogiou a qualidade técnica dos competidores, afirmando que estão prontos para representar o país em eventos de nível internacional. Ele destacou a organização impecável do evento, bem como a escolha acertada do corpo de arbitragem, que proporcionou uma competição dinâmica e respeitosa.

Marisa Netto, gestora da Semcultj, ressaltou a importância de eventos como esse para valorizar o trabalho dos professores e alunos, promover o esporte e atrair novos praticantes. Ela elogiou o trabalho dos mestres Sapo e Luciana em prol da capoeira no estado de Mato Grosso.

Para Luciana Monteiro, um dos momentos mais significativos da competição foi o anúncio de que o número de atletas no ranking estadual seria aumentado, possibilitando que 14 atletas representem Mato Grosso em nível mundial. Ela ressaltou a evolução da capoeira, que hoje é reconhecida como um dos cinco patrimônios culturais imateriais da humanidade no Brasil.

O professor Jefferson Reber Scholz, do grupo Capoeira Brasil, de Sorriso, expressou sua emoção ao participar do evento com 18 atletas, muitos dos quais competiram pela primeira vez em um evento de renome nacional. Ele elogiou o suporte oferecido pela Semcultj e pela direção do IFMT.

Além dos grupos consolidados, a competição também deu espaço para projetos mais jovens, como a Associação de Capoeira Canaã de Lucas do Rio Verde, representada pelo tatuador e instrutor Ricardo Rocha dos Santos. Ele expressou sua gratidão pela oportunidade e prometeu retribuir o carinho recebido em Sorriso.

O Campeonato Nagô Kids de Capoeira não apenas demonstrou a força e a habilidade dos praticantes da capoeira em Mato Grosso, mas também evidenciou o papel crucial do esporte na promoção da cultura e da inclusão social. Com um ambiente de amizade e respeito mútuo, a competição celebrou não apenas a arte da capoeira, mas também o esforço e a dedicação de todos os envolvidos em sua prática e promoção.

Veja também

Ministério Público de MT move ação civil pública para garantir meia-entrada na Exporriso 2024

Abertas inscrições para a 9.ª Corrida da Soja em Sorriso

Exposição “Esculturas, Desenvolvimento e Turismo” promete revelar novos olhares sobre Sorriso

Talentos em Destaque: Faces Sorriso 2022 Promove Festival de Artes Cênicas

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama de MT lidera inciativas inovadoras

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo