Mais de 3 mil beneficiários do SER Família CNH Social já estão com habilitação em mãos

Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, programa busca fornecer a primeira CNH, de forma gratuita, para pessoas de baixa renda

Mais de 3 mil beneficiários do programa SER Família CNH Social, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, já estão com sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos. Os números são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

“Estamos falando de 3 mil vidas transformadas com a CNH Social em Mato Grosso. Essa não é apenas uma estatística; são 3 mil histórias de superação, de esperança renovada e de um futuro mais promissor. O programa possibilita que essas pessoas consigam emprego, melhorem sua qualidade de vida e construam um futuro mais digno para si e suas famílias. É um investimento no presente e no futuro de Mato Grosso que me deixa imensamente feliz e orgulhosa”, afirmou a primeira-dama Virginia Mendes.

Desde o início do programa, em maio de 2024, o Detran convocou 9.179 candidatos para iniciarem o processo de primeira habilitação em 105 municípios de Mato Grosso.

Segundo o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcelos, o Detran irá chamar os demais candidatos ainda no mês de maio, completando a convocação dos 10 mil beneficiários total do programa.

A estudante Talita Gonçalves Soares, de 25 anos, de Cuiabá, é uma das beneficiárias que já está com a habilitação em mãos. “Foi uma ótima experiência. Fiz todas as etapas exigidas pelo Detran e agora já estou com a minha CNH em mãos para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho”, relatou.

Até o mês de abril de 2025, os candidatos finalizaram 6.720 cursos teóricos, 4.271 cursos práticos e 5.369 provas práticas. Das 3 mil CNHs emitidas, 1.160 são para categoria A, de moto; e 2.018 para categoria B, de carro.

“Foi muito bom. Estava precisando da CNH e não tinha condição de fazer. Fui beneficiada e estou muito realizada”, declarou a estudante Julia Carla Gonçalves, beneficiária do programa em Várzea Grande.

O programa SER Família CNH Social foi idealizado com objetivo de fornecer a primeira CNH, de forma gratuita, para pessoas de baixa renda em Mato Grosso.

O presidente Gustavo Vasconcelos apontou que o programa oferece para gerar novas oportunidades na vida das pessoas.

“O Detran é um instrumento do Governo do Estado para viabilizar a execução do programa. Sabemos que hoje possuir uma Carteira de Habilitação abre portas para melhores oportunidades de emprego e de melhoria na qualidade de vida das pessoas. Nos sentimos honrados em poder contribuir com mais essa ação social da primeira-dama Virginia Mendes que, com certeza, já está mudando a vida de tantas pessoas em Mato Grosso”, destacou.

Veja também

Tragédia reacende alerta sobre necessidade de redutores na Rua das Heliconias, em Sorriso

Operação Corpus Christi segue em andamento com reforço da PM em rodovias estaduais

Facebook é condenado por não remover perfis falsos no Instagram e terá que indenizar empresa

Aos 91 anos, morre ator Francisco Cuoco

Operação Lei Seca detém 18 motoristas por embriaguez e apreende 48 veículos em Sorriso

Receita abre consulta a novo lote de restituição na segunda-feira