Mais de 57 mil candidatos farão as provas do Enem 2022 em MT

Em Mato Grosso, 57.728 estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. O resultado da prova é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a seleção de vagas no ensino superior público e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

No primeiro dia do exame, os candidatos testarão seus conhecimentos nas provas de linguagens. Ao todo, serão 85 questões relacionadas à Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação.

A prova escrita deve ser feita no gênero dissertativo-argumentativo. Os candidatos deverão tecer um raciocínio a respeito do tema que contenha introdução, desenvolvimento e conclusão apresentando uma proposta de resolução para a questão levantada pelo tema.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), é preciso saber fazer a prova, gerir bem o tempo e ter foco. Por isso, conhecer como é realizado o exame é essencial, além de estar bem informado sobre os temas atuais do Brasil e do mundo.

Uma das orientações é não decorar fórmulas prontas e datas, já que não é suficiente para aprender nenhum assunto em maior profundidade.

Os simulados também são a chave para saber exatamente o que vai encarar nas provas. A dica é buscar provas anteriores e fazer os simulados.

Por fim, ler o edital para se inteirar sobre as regras e comportamentos nos dias de provas é fundamental.

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de Ensino Superior por meio do Sisu e em instituições privadas pelo ProUni. Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Também é possível pleitear financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início das avaliações está previsto para às 13h30. Outro detalhe importante é que, no primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h, e, no segundo, às 18h30.

Veja também

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Equipamentos tecnológicos entregues pelo Governo de MT beneficiarão mais de 25 mil estudantes de escolas municipais

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Adolescente de 13 anos morre após agressão na escola em Praia Grande, SP: família atribui incidente a bullying

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo