Mato Grosso atinge a marca de 2,5 milhões de eleitores, constata TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) anunciou hoje que o estado atingiu a marca histórica de 2,5 milhões de eleitores aptos ao voto. Nesta quarta-feira, o órgão divulgou os números que revelam um aumento expressivo no eleitorado, com um acréscimo de 29 mil pessoas somente entre janeiro e junho deste ano, representando um crescimento de 101% em relação ao mesmo período de 2021, que foi um ano não eleitoral.

Os dados mostram que, no fechamento do cadastro eleitoral de 2022 (janeiro a maio), em um ano eleitoral, Mato Grosso ampliou o eleitorado em 227,5 mil pessoas. Em 2020, o estado também teve um aumento significativo, com 159 mil novos eleitores aptos a votar.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou a importância dos esforços realizados pela Justiça Eleitoral para incentivar a população a buscar o atendimento com antecedência. Ela ressaltou que a realização de mutirões e o pedido para evitar a busca tardia pela regularização têm sido fundamentais para evitar transtornos, especialmente nos últimos meses que antecedem o fechamento do Cadastro Eleitoral.

“Tempos em que nos aproximamos das eleições geralmente geram filas e congestionamento nos postos de atendimento. Por isso, estamos satisfeitos em perceber que a população está respondendo positivamente aos nossos apelos, comparecendo mais cedo para realizar suas atualizações cadastrais”, declarou a desembargadora.

Além disso, a Justiça Eleitoral retomou em abril o cadastramento biométrico dos eleitores após três anos de suspensão devido à pandemia de Covid-19. A expectativa do TRE-MT é que o cadastramento biométrico seja realizado em todos os municípios do Estado. Até o momento, cerca de dois milhões de eleitores já possuem suas biometrias cadastradas na Justiça Eleitoral. Para aqueles que ainda não fizeram a biometria, é necessário comparecer ao cartório ou posto eleitoral mais próximo para realizar o procedimento.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal