Mato Grosso é estado livre para exportar carne bovina para o México

Mato Grosso é um estado livre que pode exportar carne bovina para México, segundo Fichas de Requisitos Zoossanitárias (HRZ) publicado pelo Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar do México (Senasica). A carne bovina brasileira pode ser comercializada para o país a partir dessa semana, segundo informou o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta terça-feira (08). O país americano abre mercado para o produto brasileiro com habilitação há 34 plantas frigoríficas.

O Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Alimentar do México (Senasica) publicou na última segunda-feira (06), as Fichas de Requisitos Zoossanitários (HRZ), por meio das quais estabelece as condições sanitárias para a importação de carne bovina segura originária de duas regiões do Brasil.

A primeira refere-se à Santa Catarina, cujo status sanitário reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) é livre de febre aftosa sem vacinação – mesmo reconhecimento do México -, pelo que esta entidade poderá exportar carne com osso fresca, refrigerada ou congelada.

A segunda região abrange as importações dos seguintes unidades brasileiras: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins, reconhecida pela OMSA com o status de livre de febre aftosa com vacinação.

O ministro da pasta, Carlos Fávaro destacou o momento histórico para as relações comerciais brasileiras e pontuou o momento que o setor da agropecuária brasileira vive com o registro atípico de “vaca louca”.

“É um momento histórico para as relações comerciais brasileiras, especialmente para a carne bovina. Apesar do momento difícil e curto que estamos superando sobre a detecção do mal da vaca louca, o Brasil mostra a potência e a grandiosidade da sua pecuária e a expansão de mercados está se tornando uma grande oportunidade para a retomada do crescimento desta atividade econômica. Habilitar 34 plantas frigoríficas para o México é um sonho de mais de uma década que o Brasil tinha e conseguimos realizar”, disse Fávaro.

Conforme o Canal Rural, a OMSA encerrou a investigação sobre o caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), o mal da vaca louca, registrado no Pará em fevereiro. Com o fim da apuração, a entidade reiterou o status sanitário do país em relação à doença.

“O Brasil nunca diagnosticou um caso clássico de EEB, mantendo, desde 2012, o reconhecimento oficial pela OMSA como país de risco insignificante para a doença“, afirmou a organização em relatório divulgado nesta semana. A entidade lembrou, ainda, que é apenas o sexto caso de EEB atípico tipo H registrado no Brasil em mais de 25 anos de vigilância da doença.

O laudo fornecido na última quinta-feira (2) pelo laboratório de referência OMSA, que fica em Alberta (Canadá), aponta que a doença detectada em um animal de nove anos no município de Marabá, no sudeste paraense, surgiu de forma espontânea no organismo do animal. Dessa forma, ressaltou-se que não há risco de disseminação no rebanho — e nem de infecção ao ser humano.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal