Mato Grosso entra na reta final da colheita da soja e plantio do milho

Com os dias mais ensolarados na última semana, os trabalhos nas lavouras de soja e milho em Mato Grosso entraram na reta final. Enquanto a semeadura do cereal atingiu 99,48% da área prevista para a temporada no dia 14 de março, a colheita da oleoaginosa alcançou 97,33% dos 12,6 milhões de hectares plantados.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a soja registrou um avanço semanal de 5,49 pontos percentuais. A colheita nesta safra está 1,73 ponto percentual à frente do ciclo 2023/24 e, mesmo com os atrasos registrados no início, acima da média histórica de 93,18% dos últimos cinco anos.

Até o momento, apenas a região médio-norte encerrou a retirada do grão das lavouras. Caso não chova, conforme os números do Instituto, as máquinas podem ser desligadas também nas regiões noroeste, onde 99,95% da área estava colhida até sexta-feira, norte com 98,90% e oeste com 98,24%.

Há possibilidade também nas regiões centro-sul e sudeste, que já colheram 96,73% e 95,89% de suas respectivas áreas. Já na região nordeste os trabalhos podem durar mais alguns dias. Por lá, até o momento, 93,01% da área de soja foi colhida.

Milho praticamente encerrado

Enquanto ainda há trabalho nas lavouras de soja em Mato Grosso, no milho a semeadura pode ser dada por encerrada. Isso porque a semeadura atingiu 99,48% dos 7 milhões de hectares estimados para a temporada 2024/25, de acordo com o Imea.

O avanço semanal foi de 3,04 pontos percentuais. No comparativo com o ciclo passado a diferença positiva é de 0,03 ponto percentual. O levantamento divulgado na sexta-feira mostra ainda que a média histórica para o período é de 96,93%.

No que tange às regiões produtivas, assim como na soja, o médio-norte já encerrou a semeadura do milho. Na região noroeste 99,96% da área já conta com as sementes em desenvolvimento e na norte em 99,89%.

No centro-sul do estado 99,73% da área de milho está plantada e no nordeste 99,42%. Já as regiões oeste e sudeste plantaram 98,61% e 98,05% de suas respectivas áreas.

Veja também

Semeando sustentabilidade: produtores rurais de Mato Grosso tem reconhecimento internacional com soja certificada

Produtores sorrisenses são premiados no Concurso Estadual do Queijo

Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro

CAT Sorriso recebe reconhecimento nacional do MAPA por boas práticas agrícolas

Impacto à agricultura: La Niña pode levar estiagem ao Centro-Sul do Brasil em outubro

Nova presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso apresenta metas para a gestão