Mato Grosso inicia período de grandes eventos técnicos em campo; na região Oeste, Deciolândia vai receber a 13ª edição do PA Summit

Os produtores mato-grossenses já deram início à colheita das lavouras de soja e, na sequência, fazem a segunda safra, com os cultivos de milho e algodão. Além da movimentação de máquinas no campo, os primeiros meses do ano trazem um calendário intenso de eventos, que aproximam os produtores rurais da informação técnica, indicações de manejo e dados de pesquisa.

Entre os encontros que se consolidaram pela tradição e credibilidade dos resultados apresentados está o PA Summit, tradicional dia de campo promovido pela PA Consultoria, que será realizado na fazenda São Paulo, no distrito de Deciolândia, em Diamantino (MT). O evento chega à sua 13ª edição no próximo dia 31 de janeiro.

Criado para ser uma vitrine de conhecimento compartilhado, o PA Summit reúne dados de campo, análises de safras e direcionamentos estratégicos importantes para as próximas temporadas nas culturas de soja, milho e algodão. A PA Consultoria, comandada pela família do agricultor e engenheiro agrônomo Paulo Asunção, atende cerca de 70 clientes em aproximadamente 30 municípios mato-grossenses, monitorando o desenvolvimento de quase 400 mil hectares de lavouras.

“Nos comprometemos a levar para o encontro o cenário que vivenciamos em nossa fazenda e na rotina com nossos clientes. Quem participa da divulgação de resultados tem, em primeira mão, as informações sobre o manejo de plantas daninhas, pragas, doenças e todas as demais situações que impactam nos cultivos de soja, milho e algodão. As análises técnicas orientam completamente os próximos ciclos e as visões sobre o mercado contribuem para as decisões do produtor”, afirma Paulo Asunção, idealizador do PA Summit e diretor-presidente do Grupo P.A.

Programação 2026 terá palestra com Caio Coppolla
Mais do que um encontro técnico, o PA Summit se consolida como um espaço de conexão entre produtores, consultores e empresas, em um período em que decisões, dentro e fora das propriedades, precisam estar cada vez mais embasadas.

Além da palestra do próprio empresário Paulo Asunção, a programação deste ano inclui a participação de outros dois especialistas, o comentarista Caio Coppolla e consultor sócio da Agrinvest, Marcos Araújo.

O comunicador, influenciador e palestrante, Caio Coppolla, é uma das vozes mais influentes e atualizadas do cenário político e vai analisar os atuais contextos, nacional e internacional, que podem impactar o agro.

O panorama agrícola da safra 25/26 será feito pelo engenheiro agrônomo, autor, palestrante e consultor do agronegócio e sócio da Agrinvest Commodities, Marcos Araújo.

“O encontro da PA Consultoria cresceu e chega em 2026 ainda mais estratégico. O que queremos é que nossos visitantes tenham insights de alto nível e entendam as tendências e desafios presentes no agronegócio de 2026. Por isso, as discussões do que acontece além do campo são essenciais neste momento do ano”, explica João Vitor Asunção, um dos organizadores do evento.

Estrutura de feira de negócios – Embora tenha sido criado e destacado como um grande dia de campo, o PA Summit cresceu e atualmente impressiona pela estrutura de uma feira de negócios do setor agropecuário. Nesta edição de 2026, o evento contará com 32 expositores internos, em um pavilhão climatizado de aproximadamente 4 mil metros quadrados, além de expositores de máquinas e veículos na área externa. A estrutura inclui ainda uma pista de pouso para aeronaves de pequeno e médio porte, reforçando a dimensão e a organização do encontro, que recebe participantes de várias regiões de Mato Grosso, além de outros estados.

Na edição anterior, o PA Summit recebeu quase dois mil e seiscentos participantes (2.600) de 19 estados, e a expectativa é ultrapassar esta marca em 2026.

No campo, os participantes poderão visitar as vitrines de cultivo, com a participação de mais de 20 empresas, que apresentarão cerca de 60 cultivares testadas. Diferente de eventos comerciais, o propósito da consultoria e das vitrines não é posicionar produtos, mas testá-los em condições reais, garantindo um manejo mais adequado e decisões mais acertadas, o que gera maior credibilidade ao produtor.

Ingresso solidário – Uma das mudanças desta edição é a cobrança do ingresso solidário no valor de R$80,00 (oitenta reais). A renda arrecadada com as inscrições será revertida para duas entidades que prestam serviços assistenciais na região oeste de Mato Grosso, a APAE e Assovida. A atitude reforça o compromisso social do evento.

A aquisição do ingresso solidário pode ser feita pelo site www.agropa.com.br/eventos e o participante terá acesso a café-da-manhã, almoço, kit de inscrição e, para estudantes, será disponibilizado certificado

Veja também

Governo de MT prorroga diferimento do ICMS para fertilizantes e mantém benefício até dezembro de 2026

Mesmo com ajustes na safra, MT mantém liderança nacional com apoio de incentivos e crédito

Forças de segurança prendem dois e identificam outros suspeitos envolvidos em homicídios

Polos Culturais de Sorriso abrem matrículas e rematrículas para oficinas em 2026

Faculdade Atenas oferta bolsa de estudo integral para curso de medicina

Aberta as inscrições para concurso que deverá escolher prato típico de Sorriso