Cuiabá| Mato Grosso| Sorriso

Mato Grosso ocupa o segundo lugar em mortes no trânsito; Sorriso registrou 36 em 2023

De acordo com informações recentes divulgadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mato Grosso se destaca negativamente ao ocupar o segundo lugar entre os estados brasileiros com as maiores taxas de mortes em acidentes de trânsito, considerando uma média de 23,94 óbitos por 100 mil habitantes. No ano de 2023, o estado registrou um total de 876 mortes em decorrência de acidentes nas vias públicas.

O dado mais preocupante revela que Mato Grosso experimentou um aumento significativo de 25,50% em comparação com o ano anterior, quando foram registrados 698 óbitos. Esses números alarmantes indicam que, em média, duas vidas são perdidas diariamente nas estradas mato-grossenses.

Cuiabá, a capital do estado, lidera o trágico ranking interno, com 91 mortes registradas apenas em 2023. Sinop segue logo atrás, com 74 mortes, enquanto outras cidades expressivas, como Várzea Grande, Rondonópolis e Sorriso, enfrentaram respectivamente 45, 38 e 36 fatalidades no trânsito no mesmo período.

Ao analisar o perfil das vítimas, os dados revelam que 713 são do sexo masculino e 163 do sexo feminino. O comandante do Batalhão de Trânsito (BPTran), tenente coronel Adão César Rodrigues, destaca que a maioria dos acidentes ocorre devido ao consumo de álcool, excesso de velocidade e ultrapassagem em locais indevidos.

O estado de Tocantins lidera o triste ranking nacional, com uma taxa de 32,15 mortes por 100 mil habitantes, superando Mato Grosso. Esses números alarmantes ressaltam a necessidade urgente de ações efetivas por parte das autoridades de trânsito e da sociedade como um todo para reverter esse quadro preocupante e garantir a segurança nas estradas.

Veja também

Operação Hígia: Guarda Civil Municipal de Sorriso intensifica a fiscalização e recolhimento de veículos abandonados

Sorriso: gerente de empresa é preso por suposto desvio financeiro e lavagem de dinheiro

Corpo é encontrado em plantação de milho em Lucas do Rio Verde ; PJC investiga

Boa Esperança do Norte: homem é detido com garrucha após denúncia de que teria incendiado residência

Grave acidente na BR-364 em Santo Antonio do Leverger deixa sete feridos

Sorriso: PJC busca prisão preventiva de suspeito de autoria do homicídio no Nova Aliança