Cuiabá| Mato Grosso| Sorriso

Mato Grosso ocupa o segundo lugar em mortes no trânsito; Sorriso registrou 36 em 2023

De acordo com informações recentes divulgadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mato Grosso se destaca negativamente ao ocupar o segundo lugar entre os estados brasileiros com as maiores taxas de mortes em acidentes de trânsito, considerando uma média de 23,94 óbitos por 100 mil habitantes. No ano de 2023, o estado registrou um total de 876 mortes em decorrência de acidentes nas vias públicas.

O dado mais preocupante revela que Mato Grosso experimentou um aumento significativo de 25,50% em comparação com o ano anterior, quando foram registrados 698 óbitos. Esses números alarmantes indicam que, em média, duas vidas são perdidas diariamente nas estradas mato-grossenses.

Cuiabá, a capital do estado, lidera o trágico ranking interno, com 91 mortes registradas apenas em 2023. Sinop segue logo atrás, com 74 mortes, enquanto outras cidades expressivas, como Várzea Grande, Rondonópolis e Sorriso, enfrentaram respectivamente 45, 38 e 36 fatalidades no trânsito no mesmo período.

Ao analisar o perfil das vítimas, os dados revelam que 713 são do sexo masculino e 163 do sexo feminino. O comandante do Batalhão de Trânsito (BPTran), tenente coronel Adão César Rodrigues, destaca que a maioria dos acidentes ocorre devido ao consumo de álcool, excesso de velocidade e ultrapassagem em locais indevidos.

O estado de Tocantins lidera o triste ranking nacional, com uma taxa de 32,15 mortes por 100 mil habitantes, superando Mato Grosso. Esses números alarmantes ressaltam a necessidade urgente de ações efetivas por parte das autoridades de trânsito e da sociedade como um todo para reverter esse quadro preocupante e garantir a segurança nas estradas.

Veja também

A partir de prisão efetuada em Sorriso, PF deflagra operação para reprimir venda de cédulas falsas

Operações da Polícia Civil de combate ao tráfico de drogas resultaram na prisão de 163 suspeitos

Polícia Civil localiza motocicleta utilizada no homicídio da filha de deputado em Nova Mutum

Sorriso: dupla tentativa de homicídio é registrada no bairro Jardim Tropical

GAECO mira organização criminosa que aplicava golpes em idosos

Autor intelectual do assassinato de Raquel Cattani chorou no velório da ex-mulher