Mato Grosso recebeu mais 163.200 doses de vacina contra Influenza

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Gerência do Programa Estadual de Imunização, informa que recebeu, nesta semana, o quarto lote de vacinas contra a influenza do Ministério da Saúde. São mais 163.200 doses que já foram distribuídas para todos os 141 municípios.

As doses da vacina imunizarão prioritariamente o grupo de risco. Nesta primeira etapa, que teve início no dia 23 de março, devem ser vacinados somente idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde.

Até o momento, o Estado recebeu quatro remessas que totalizam 412.400 doses, sendo que a meta estadual para toda a campanha é vacinar 979.203 pessoas integrantes dos grupos prioritários. A previsão do Ministério da Saúde é repassar ao Estado um total de 14 remessas, ou seja, lotes da vacina por etapas.

Os municípios já foram orientados a estruturarem os pontos de vacinação em lugares arejados; bem como têm a indicação de evitar a aglomeração, a fim de mitigar a propagação da COVID-19. 

Fases da campanha

A segunda fase da campanha deve começar no dia 16 de abril e será para o seguinte público-alvo: professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na última fase, prevista para iniciar a partir de 09 de maio, devem ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob as medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 anos e 59 anos de idade.

Veja também

Município amplia medidas preventivas contra arboviroses

UPA Central apresenta balanço de atendimentos e ações desenvolvidas ao longo de 2025

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso