Mato Grosso registra a menor taxa de desemprego dos últimos dez anos: 3%

O estado de Mato Grosso comemora um marco significativo no cenário econômico, com a divulgação do mais recente relatório da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado registrou a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos, marcando um índice de desocupação de apenas 3% no segundo trimestre de 2023.

De acordo com o relatório, Mato Grosso alcançou essa conquista após uma notável evolução de 4,5% de desemprego no primeiro trimestre do ano para os atuais 3%. O estado obteve a segunda melhor colocação a nível nacional, ficando atrás somente de Rondônia, que alcançou um índice de 2,4% de desocupação.

Além disso, Mato Grosso se destaca por ser a região que mais cresceu percentualmente em termos de geração de empregos nos primeiros seis meses do ano, atingindo uma elevação de 4,81%.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, expressou sua satisfação com essa notícia encorajadora. Ele destacou que mais de 40 mil novos empregos foram criados durante o primeiro semestre, muitos deles no setor da construção civil, impulsionados pelas obras em andamento em todo o estado.

Mendes atribuiu essa conquista a uma série de medidas adotadas pela gestão atual, que tornaram Mato Grosso atrativo para novos investimentos e, por consequência, para a geração de empregos. Algumas dessas ações incluem a redução de mais de 140 impostos e taxas, agilidade na concessão de benefícios fiscais, redução de burocracia, maior celeridade na análise de licenças ambientais e cadastros rurais ambientais. Além disso, o estado recuperou sua credibilidade perante fornecedores e investidores devido a uma gestão fiscal notável.

O governador parabenizou a colaboração de empreendedores, servidores públicos e todos os que contribuíram para a realização dessa conquista, destacando a construção de uma história brilhante para o estado.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal