Mato Grosso registra aumento em mortes causadas por picada de cobras

Mato Grosso registrou um amento de 33% no numero de mortes causadas por picada de serpentes. Os números são referentes ao período de janeiro a outubro desse ano.

De acordo com levantamento realizado pelo G1 MT, em 2020 foram registradas 06 mortes de pessoas, após serem picadas por cobras peçonhentas, enquanto que em 2021, o estado de Mato Grosso já registra 08 mortes.

Informações do Sinan – Sistema de Informações de Agravos de Notificações, no ano passado Mato Grosso registrou 1.065 casos de acidentes com cobras perigosas. Desse total, 1.027 eram jararacas.

Neste ano, de janeiro a outubro, o estado registrou 758 acidentes com serpentes e, destes, 669 com jararacas. O veneno dessa serpente é formado por enzimas que degradam a musculatura e causa hemorragias e necrose no local onde houve a picada.

A espécie é responsável por mais de 90% dos acidentes com cobras no Brasil.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), o abastecimento de soros antiofídicos no estado e a distribuição às unidades de saúde está regular.

Veja também

Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios no norte de MT

Uso do fogo no Cerrado e na Amazônia está proibido a partir desta terça-feira (1º) em MT

Sema lança Sistema de Logística Reversa e estima alcançar mais de 200 mil empresas em MT

Sema lançará Sistema de Logística Reversa nesta segunda-feira (30)

Governo do Estado instala Sala de Situação em Poconé para combater incêndios no Pantanal

Ibama destrói 23 balsas na Terra Indígena Kayabi em ação contra garimpo ilegal em MT