Mato Grosso registra queda de 54% nas exportações de milho

A menor disponibilidade de milho em Mato Grosso levou o estado a exportar 54,50% menos cereal no primeiro trimestre de 2025 do que o observado no período em 2024.

Entre janeiro e março apenas 2,07 milhões de toneladas de milho foram enviadas para o mercado externo, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

“A redução nas exportações está diretamente ligada à menor disponibilidade do grão no mercado interno mato-grossense, reflexo da queda de 10,16% na produção da safra 23/24 em relação à safra anterior”, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Ainda conforme o Instituto, outro fator contribuinte foi “o ritmo acelerado da comercialização nos últimos meses contribuiu para a diminuição atual da oferta no estado, restando pouco mais de 503,53 mil toneladas disponíveis para negociação nos próximos meses”.

O Imea ressalta ainda ser “comum haver diminuição” nas exportações de milho nos primeiros meses do ano, visto o início do escoamento da soja.

A perspectiva para os próximos meses é que as exportações de milho sigam pressionadas até o início da colheita no estado.

Veja também

Semeando sustentabilidade: produtores rurais de Mato Grosso tem reconhecimento internacional com soja certificada

Produtores sorrisenses são premiados no Concurso Estadual do Queijo

Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro

CAT Sorriso recebe reconhecimento nacional do MAPA por boas práticas agrícolas

Impacto à agricultura: La Niña pode levar estiagem ao Centro-Sul do Brasil em outubro

Nova presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sorriso apresenta metas para a gestão