Mato Grosso se destaca como o 3º estado menos desigual do Brasil, aponta estudo

De acordo com dados compilados pelo Observatório de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a diferença de renda entre os mais ricos e os mais pobres em Mato Grosso reduziu em 20% ao longo de 12 anos. O estado agora ocupa a posição de terceiro estado menos desigual do Brasil. Essas informações foram obtidas a partir dos dados preliminares do Censo 2022 do IBGE e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O índice de Gini, que mede a desigualdade socioeconômica, refletiu essa redução, registrando um valor de 0,45 no Censo 2022 em Mato Grosso. As melhores colocações foram alcançadas por Rondônia (0,447) e Santa Catarina (0,419), este último sendo o estado com menor desigualdade do país. Comparativamente, no Censo de 2010, Mato Grosso ocupava a 7ª posição, com índice de 0,5652. Já no Censo de 2000, o estado estava em 12º lugar, com índice de 0,6278.

Maxwell da Silva Santos, economista do Observatório de Desenvolvimento Econômico, ressaltou que a geração de emprego e renda tem desempenhado um papel importante no fluxo da troca de bens e serviços, impulsionando o aumento da distribuição de renda na sociedade como um todo. Ele destacou também a importância das políticas de redistribuição de renda, como o SER Família, que proporcionam acesso a uma renda mínima para as camadas mais pobres da população.

O governador Mauro Mendes expressou sua satisfação com os resultados, enfatizando que eles refletem o caminho certo tomado por sua gestão. Ele mencionou os investimentos em políticas sociais, habitação, qualificação e geração de emprego, bem como as diversas obras e ações promovidas pelo governo, juntamente com as medidas para atrair mais empresas para o estado, como fatores que impulsionaram o desenvolvimento e contribuíram para o aumento de renda e qualidade de vida da população.

César Miranda, titular da Sedec, demonstrou otimismo e projetou um futuro ainda menos desigual para Mato Grosso, devido aos investimentos realizados nos últimos anos e os planejados pelo governo. Ele destacou a diversificação da economia, o incentivo à industrialização, a abertura de novas empresas e a implementação de incentivos como fatores que promovem a distribuição de renda em todas as camadas da população. Miranda expressou sua expectativa de que Mato Grosso possa até mesmo ultrapassar Santa Catarina nesse aspecto.

Os resultados evidenciam o esforço do estado em promover um ambiente mais equitativo e inclusivo, com a redução da desigualdade socioeconômica e a busca por um desenvolvimento mais abrangente para todos os cidadãos mato-grossenses.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso