Mato Grosso| Sorriso

Mato Grosso tem cinco postes derrubados por dia em 2023; Sorriso é a 5ª no ranking estadual

Em 2023, já foram registradas quase 1900 ocorrências envolvendo acidentes que danificaram postes em Mato Grosso. No período analisado, é como se cinco postes fossem derrubados por dia no estado. Houve um crescimento de quase 3% em relação ao ano passado. Por isso, os cuidados devem ser redobrados por conta das festividades de fim de ano, quando o número tende a subir pela movimentação de viagens e consumo de bebidas alcoólicas.

Levantamento da Energisa aponta Sorriso como a quinta cidade com maior número de ocorrência desta natureza. O ranking é liderado por Sinop, seguida de Rondonópolis, Cuiabá e em quarto lugar está a vizinha Lucas do Rio Verde.

De acordo com o gerente de operações da Energisa Mato Grosso, José Nelson Quadrado Junior, todo acidente envolvendo postes é preocupante, pois além do risco para a segurança do motorista e de pessoas que trafegam pelo local, podem também interromper o fornecimento de energia para residências, comércios, instituições de saúde, entre outros.

“O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia e proteção para interromper o fornecimento em situações como essas, é sempre importante considerar que a rede está energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, reforça o gerente.

A principal recomendação de segurança em caso de acidente envolvendo um poste é permanecer dentro do veículo, se possível, e contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Energisa. “Embora seja comum as pessoas presentes no local quererem prestar ajuda, tirar fotos ou filmar o acidente, é importante manter uma distância segura para evitar o risco de descargas elétricas”, completa José Nelson.

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 646 4196, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, pelo link www.gisa.energisa.com.br.

 

Veja também

Terceiro acidente em três dias na MT-560: caminhão carregado de calcário tomba em rotatória

Festival Estudantil Temático de Trânsito será em setembro em Sorriso, inscrições prorrogadas

Seduc destina R$ 3,5 milhões para ampliação da educação artística e cultural nas escolas

Sorriso: caminhão carregado de milho tomba na MT 560; carga derramou às margens da via

Sorriso: motorista é preso pela PRF com carga de cigarro contrabandeado do Paraguai 

Em entrevista IFMT atualiza informações sobre a Greve; sem previsão de volta às aulas