Mauro assina contrato com empresas do BRT e diz que VLT é pagina virada

O governador Mauro Mendes (União Brasil) assinou na manhã desta segunda (29) o contrato com as empresas responsáveis pelas obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande. Também foi dada a ordem de serviço, autorizando o início imediato do projeto. Em entrevista à imprensa, Mauro tratou o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como “página virada” na história de Mato Grosso.

Mauro garantiu que o novo sistema terá investimento com 100% de recursos estaduais. Cobrou no evento agilidade e qualidade da obra, quando se dirigiu aos representantes das empresas que venceram a licitação. O consórcio do BRT é formado por Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A., Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia Ltda.

Conforme o gestor, os vagões do VLT serão devolvidos ao antigo consórcio para venda e ressarcimento ao Estado.

O valor do modal que substitui o VLT está inicialmente estimado em R$ 468 milhões. O contrato estabelece prazo de 30 meses para a entrega da obra. No vídeo abaixo, Mauro explica o regime de contratação adotado e fala sobre a compra dos equipamentos do BRT, que se dará posteriormente.

Decisão do STF

O contrato foi assinado após o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou pedido do Tribunal de Contas do Estado e deferiu decisão liminar suspendendo a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as obras do modal de transporte a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande.

A Corte federal havia suspendido todos os procedimentos administrativos para a troca do VLT pelo BRT. Contudo, o TCE fixou entendimento de que a competência sobre o assunto, no que tange à fiscalização, cabe à esfera estadual e ingressou com um mandado de segurança. Toffoli derrubou o acórdão 1.003/2022 do TCU.

Veja também

Polícia investiga omissão de socorro em acidente com motociclista em Sorriso (veja vídeos)

Bombeiros realizam resgate delicado de vítima presa em caminhão após colisão em Sorriso

Guarda Municipal intensifica capacitação para fiscalização de ciclomotores e veículos elétricos

Carro colide com motoniveladora em Sorriso; motorista é socorrido com suspeita de fratura

Sorriso: condutora possivelmente embriagada provoca acidente, tomba veículo e foge do local

Tragédia reacende alerta sobre necessidade de redutores na Rua das Heliconias, em Sorriso