Mauro diz que aumento de pedágio é prerrogativa da ANTT, mas justifica: ‘Tarifa da 163 está entre as mais baixas’

O governador Mauro Mendes (UNIÃO) afirmou que o Governo do Estado não é responsável pelo reajuste dos pedágios, mesmo assumindo a concessão da BR-163. Segundo Mauro, o aumento está previsto em contrato. O governador ainda argumentou que a tarifa da rodovia está entre as mais baixas do país.

“Vale esse contrato, vai ter correções da inflação monetária, e está previsto pela ANTT, então não entrei nessa conversa. É a ANTT, não é o governo, é uma decisão da ANTT. O governo é um prestador de serviço agora, é através dessa concessionária que vai fazer agora”, argumentou, na última terça-feira (4).

“Não somos nós que vamos aumentar a tarifa, diminuir a tarifa, isso ou aquilo. Nós temos um contrato que vamos ter que cumprir aquilo. Para isso o Governo vai aportar recursos para fazer as obras, se não teríamos que ficar cinco anos esperando uma solução de mercado”, completou Mauro.

Ainda nesta semana, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, explicou que o reajuste da tarifa da BR-163 não tinha vinculação nenhuma com o processo de transferência da concessão da BR-163 ao Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par.

“Toda a negociação para o reajuste da tarifa já vinha sendo feito bem antes do processo de transferência da concessão. Os reajustes tarifários ocorrem anualmente e já estava para ser aprovado na ANTT, ainda no âmbito do contrato da Rota do Oeste e da Odebrecht. Quando o governo assumir a concessão, esse aumento da tarifa já vai ter sido processado, pois esse reajuste já vai acontecer nas próximas semanas”, pontuou.

Ele esteve em Cuiabá, nesta terça-feira (4), para assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Rota do Oeste, segunda etapa do processo de concessão da rodovia a MT Par. Vitale explicou ainda que a tarifa do pedágio estava congelada há tempo por força de questões judiciais, o que impedia também que fossem aplicadas as penalidades necessárias pelos descumprimentos do contrato.

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital