Mauro Mendes é reeleito governador de Mato Grosso

Mantendo a tradição em não ter 2º turno nas eleições para o governo do Estado, o  governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), 58, foi reeleito para mais 4 anos de mandato. Com 85,27% das urnas apuradas, até às 19h Mendes obteve 948.564 votos, o que representa 68,55% de votos válidos.

O resultado já era esperado, já que todas as pesquisas de intenção de votos, mostrada Mendes com uma média de 70%. Já a primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro (PV), tem 16,43%, seguido pelo pastor Marcos Ritela (PTB) com 14,20% e Moisés Franz (PSOL) com 0,83%.

Apoiador de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Mendes fez sua campanha colar no presidente, e nem polarizar com a candidata que representa o ex-presidente Lula (PT) no Estado.  Mendes teve como vice, o atual vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), e conseguiu a maior aliança e tempo de televisão, com o MDB, PL, PSB, PROS, Federação PSDB e Cidadania, além do União Brasil e Republicanos.

Durante a campanha, Mauro Mendes focou na divulgação de sua gestão, mostrando obras e programas que vem realizando desde 2019, quando pegou o Estado com uma crise fiscal forte, com atrasos em pagamento de fornecedores, atrasos salariais e no repasse da saúde aos municípios.

Essa é a quinta vez que Mauro Mendes disputa uma eleições, sendo sua 3ª vitória consecutiva. Ele iniciou na política em 2008, quando disputou a prefeitura de Cuiabá, quando foi derrotado pelo atual deputado Wilson Santos (PSD).   Em 2010, Mendes disputou o governo do Estado pela primeira vez, perdendo no primeiro turno para o ex-governador Silval Barbosa (MDB).

Em 2012 consegue se eleger prefeito de Cuiabá pelo PSB, porém, decide não disputar a reeleição. Já em 2018 decide concorrer ao governo do Estado pelo DEM, após romper com o seu antigo aliado, o ex-governador Pedro Taques. Em uma eleição histórica, já que foi a primeira vez que um governador do Estado não conseguiu a reeleição, Mauro Mendes foi eleito em primeiro turno com 840.094 votos válidos.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros