MEIs são alvo de mensagens falsas sobre suspensão de CNPJ

O início do ano, período tradicional de organização financeira e regularização de atividades, tem sido aproveitado por golpistas para enganar microempreendedores individuais (MEIs). Mensagens enviadas via WhatsApp, a partir de um perfil falso com imagem e identidade visual semelhantes ao gov.br, informam que o CNPJ do empresário estaria suspenso e direcionam a um link de pagamento para suposta regularização. Trata-se de golpe.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronei Mazardo, os criminosos se aproveitam justamente do começo do ano, quando muitos empreendedores estão atentos a obrigações e pendências. “São golpistas que usam informações falsas para induzir o empresário ao erro. O Governo Federal não faz esse tipo de cobrança por WhatsApp, nem envia links de pagamento dessa forma”, alerta.

Desde o início de janeiro, a Sala do Empreendedor tem registrado aumento significativo na procura de empresários preocupados com a falsa suspensão do CNPJ. O coordenador do espaço, Leonardo Kozak, informa que a principal orientação é não clicar em links recebidos por mensagens. “Se o MEI receber qualquer comunicado desse tipo, não deve clicar no link nem realizar pagamentos. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a Sala do Empreendedor para verificar a situação real do CNPJ”, disse.

A Sala do Empreendedor retomou o atendimento em horário normal, das 7h às 13h, e funciona anexa ao Centro de Eventos Ari José Riedi. O contato oficial via WhatsApp é (66) 99974-3271.

Serviço de utilidade pública / Orientações aos MEIs:

Não clique em links enviados por WhatsApp informando suspensão de CNPJ;
Não realize pagamentos a partir dessas mensagens;
Desconfie de perfis que se passam por órgãos oficiais;
Em caso de dúvida, procure atendimento presencial ou canais oficiais;
Utilize apenas plataformas oficiais do Governo Federal para consultas e regularizações.

Veja também

Homem fica gravemente ferido após explosão de fossa em Sorriso

Procon de Sorriso orienta sobre matrículas e compra segura de material escolar

Cadastro Único tem alteração nos dias de atendimento a partir de fevereiro

Prefeitura intensifica fiscalização e alerta para multas por descarte irregular

Ganha tempo em Sorriso realiza mais de 90 mil atendimentos em 2025

Corpo de Bombeiros realiza desencarceramento de corpo de vítima que ficou presa em ferragens após queda de avião agrícola