Menino de 11 anos atira no pai durante discussão familiar em Rondonópolis

Um menino de 11 anos atirou no rosto do próprio pai durante uma briga familiar, ocorrida no último sábado (27), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. O incidente aconteceu após o filho se irritar ao ver o pai, de 37 anos, discutindo com a mãe.

Policiais militares que patrulhavam a MT-270 foram abordados pela vítima, que relatou ter sido baleada pelo filho. O homem foi imediatamente encaminhado ao hospital, onde recebeu atendimento médico e está fora de perigo, conforme informaram os médicos.

Segundo a mãe do menino, a família estava em casa, bebendo e comendo com alguns amigos, quando a discussão com o marido começou. O garoto, irritado com a situação, pegou uma arma e disparou contra o pai. A Polícia Militar apreendeu a arma utilizada no incidente.

O Conselho Tutelar de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, foi acionado e a criança foi levada para a Delegacia de Rondonópolis para registro de ocorrência, sendo posteriormente entregue aos cuidados da família.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crianças menores de 12 anos que cometem atos infracionais são tratadas como estando em situação de risco ou vulnerabilidade social. Medidas de proteção podem ser aplicadas pelo Conselho Tutelar, incluindo encaminhamento aos pais ou responsáveis, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula obrigatória em escola, inclusão em programas de proteção e promoção da família, tratamento médico ou psicológico, acolhimento institucional ou familiar, e colocação em família substituta.

Já para adolescentes entre 12 e 18 anos, o ECA prevê medidas socioeducativas para atos infracionais que seriam considerados crimes ou contravenções penais se praticados por adultos. Essas medidas incluem advertência, reparação do dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação em estabelecimento educacional.

Veja também

PM prende dois faccionados com mais de 1,1 mil porções de cocaína e tabletes de maconha

Vigilância Sanitária divulga novos lotes de bebida sob suspeita de contaminação por metanol

PM prende homem por dirigir alcoolizado e fazer disparos de arma de fogo em Itanhangá

Morto em operação no Rio era de Várzea Grande e usava nome falso

Autor de feminicídio em Lucas do Rio Verde é preso pela Polícia Civil

Padrasto é preso suspeito de abuso sexual contra enteada por mais de 8 anos em Santa Carmem