Primavera do Leste| Rondonópolis

Meninos de 1 e 9 anos com dengue hemorrágica morrem à espera de vaga em UTI em MT

Duas crianças faleceram neste domingo (26) em decorrência de dengue hemorrágica enquanto aguardavam uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Um menino de apenas um ano morreu em Primavera do Leste e outro de nove anos em Rondonópolis. Além disso, outras três crianças estão em estado grave e também aguardam internação em UTI.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, o menino de nove anos deu entrada no Pronto Atendimento Infantil da cidade na última quinta-feira (23), com febre, dor no corpo e vômito. Após apresentar uma grande piora, exames laboratoriais apontaram o quadro de dengue hemorrágica, e a equipe médica solicitou uma vaga em UTI. Apesar dos pedidos de vaga na Central de Regulação do Município e para a Santa Casa de Rondonópolis, não havia leitos disponíveis. O menino foi encaminhado para UTI municipal adulta, mas não resistiu e faleceu no domingo (26).

Em Primavera do Leste, a vítima era um menino indígena do município de General Carneiro, que estava na 33ª posição da fila de espera por UTI. Ele passou quatro dias internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, onde também não resistiu.

A Central de Regulação da Região Sul do Estado informou que outras três crianças em estado grave aguardam vaga em UTI pediátrica, uma de Poxoréu, uma de Jaciara e outra de Rondonópolis.

A Prefeitura de Rondonópolis alerta que as constantes chuvas têm influenciado no aumento dos casos de dengue em todo o país. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) afirmou que está envidando todos os esforços para localizar leitos de UTI que atendam às necessidades do quadro clínico dos pacientes. O Estado também trabalha para abrir mais leitos de UTI pediátricas nos hospitais regionais. Em Sinop, serão disponibilizados 10 novos leitos intensivos até abril. Além dos leitos intensivos, serão ofertados 15 leitos pediátricos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 5 leitos de retaguarda infantil no hospital.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Jucélia Ferro revela detalhes sobre comemoração do aniversário da cidade