Mesmo cidades com alto risco retornarão aulas presenciais, garante secretário de Estadual de Educação

O secretário de Estado de Educação Alan Porto afirmou que mesmo as cidades com classificação de risco muito alta de contágio pela covid-19 retornarão as atividades escolares no sistema de ensino híbrido.

Conforme o gestor, os municípios que se enquadrarem nesta classificação funcionarão de forma diferente das demais cidades. Atualmente, o plano retorno prevê 50% da capacidade total, mas para os casos de contágio muito alto as turmas funcionarão com 30%.

Ao Jornal do Meio Dia, o secretário disse que o retorno das atividades cumpre lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que tornou a Educação como sendo prioritária no estado.

Porto frisou, contudo, que em todas as unidades o Estado adotará uma série de medidas de biossegurança que reforçarão o controle das atividades, a fim de evitar contágios pelo coronavírus na comunidade escolar.

“Nos municípios que tiverem a classificação muito alta, vamos levar em consideração o decreto, mas temos que respeitar a legislação que foi aprovada. E nesses casos funcionar em 30% da capacidade total”, disse o secretário.

“Nós estamos funcionando hoje com 50% da capacidade, mas tem uma lei que torna a Educação como atividade essencial e temos que respeitá-la e no caso dos municípios funcionar com até 30% da sua capacidade”, reiterou.

Ao Jornal, Porto afirmou que o Estado planeja adotar um plano de contingência caso haja suspeita de contágio pela covid-19. O secretário explicou que a estratégia preventiva reúne a testagem da bolha de relacionamento dos casos suspeitos e, caso confirmada infecção, o isolamento das pessoas infectadas.

“Quer dizer, dentro da sala se algum aluno ou professor tiver sintomas, isola-se e é feita a testagem. Ele é dirigido para uma unidade básica de saúde. É feita a testagem de todos e o monitoramento”, apontou.

“Aí você monitora aquelas crianças ou professores que tiveram contato com outros estudantes de outras turmas. É feito o isolamento durante 14 dias e assim a gente vai tocando as atividades dentro da sala de aula”, finalizou.

Veja também

Fadiga dos pilotos pode ter contribuído para queda de avião da Voepass em 2024, aponta MTE

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação