A Sorriso FM conversou na manhã de terça-feira (29) com o meteorologista do Inmet, Olivio Bahia, que explicou sobre as próximas pancadas de chuvas previstas para a região Norte de Mato Grosso durante essa semana.
Conforme o especialista, o fim do período chuvoso já esta se aproximando, com isso, o aumento de chuvas isoladas e neblinas pela manhã em algumas regiões já são previstas. No extremo Sudoeste do estado, uma frente fria de baixa intensidade está por vir, porém, não mudará as temperaturas características do estado, sendo a mínima de 19.1 °C.
No Centro-oeste, a máxima prevista pode atingir 32 °C, com previsão de chuvas localizadas, considerando o fim do período chuvoso. Na região de Sorriso, Sinop e Cotriguaçu, há possibilidade de pancadas de chuvas, já na região Sul há menos probabilidade, se chover, será de forma menos intensa.
As chuvas que estão previstas podem vir acompanhas de fortes ventos, pois os tipos de nuvens que se formam em função do calor, sendo mais carregadas, causam as chuvas intensas em um curto intervalo de tempo, sendo as chuvas localizadas, dessa forma, não é descartada a possibilidade de raios e rajadas de ventos, variando entre 40km/h a 60km/h.
Os próximos dias serão de tempo quente, mas com grande concentração de chuvas na região Norte do estado, a partir de quinta-feira (1), com aumento da umidade de ar em todo Mato Grosso, destacado também pelo especialista, que, mesmo no final desse período, as chuvas poderão ser intensas o que pode gerar transtornos para algumas pessoas, os cuidados reforçados são os mesmos: buscar local seguro e evitar se abrigar em baixo de árvores.
Já para o próximo período, a preocupação é que as ondas de calor sejam mais frequentes, considerando o fator em que vivemos, onde as temperaturas extremas tornam-se mais comuns, isso pode iniciar a partir da segunda semana de maio, tudo isso, aliado com o período de queimadas e a baixa umidade do ar, requer um cuidado redobrado, segundo o meteorologista do Inmet, Olivio Bahia.