Ministério da Pesca e Aquicultura critica projeto de lei que proíbe pesca comercial em Mato Grosso

Nesta quinta-feira (15), o Ministério da Pesca e Aquicultura manifestou sua posição contrária ao projeto de lei proposto pelo governo de Mato Grosso, que busca proibir a pesca comercial por um período de cinco anos no estado. A proposta foi aprovada em primeira votação na Assembleia Legislativa do estado e será submetida a uma segunda votação no dia 28 deste mês.

Conhecido como “transporte zero”, o projeto de lei tem como objetivo impulsionar o turismo da pesca esportiva, visando atrair mais turistas e gerar empregos.

Segundo o Ministério, privilegiar a pesca amadora e esportiva em detrimento da pesca artesanal é uma violação da Lei da Pesca. O governo federal argumenta que a principal causa da diminuição dos estoques de peixes não é a atividade pesqueira, mas sim a construção de barragens de usinas hidrelétricas ao longo dos rios.

Uma reunião foi solicitada pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), juntamente com os presidentes da Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura (CNPA), Edivando Soares de Araújo, e da Associação Segmentos da Pesca, Nilma Silva, com o secretário-executivo da pasta, Carlos Mello, para discutir o assunto.

Conforme o texto do projeto de lei, a pesca estaria permitida apenas para fins amadores e esportivos, em que os peixes são capturados e devolvidos ao rio. Além disso, somente seria permitida a pesca de subsistência, na qual o pescador pode retirar peixes da água apenas para consumo próprio, em pequenas quantidades.

Fora dessas condições, o transporte, o armazenamento e a venda de pescado seriam proibidos no estado por um período de cinco anos. Durante esse período, o governo estadual propõe oferecer auxílio financeiro aos pescadores artesanais, além de fornecer cursos de capacitação.

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital