Ministério da Saúde altera horário de entrega de vacinas e confirma envio de novas doses

O horário das doses de vacinas que chegariam na madrugada desta sexta-feira (14.05) foi alterado pelo Ministério da Saúde. As 60.800 doses devem chegar às 10h20 desta sexta. Além deste quantitativo, o Governo Federal informou ainda o envio de outras 15.400 doses da CoronaVac, totalizando 76.200 doses.

Do total de doses a serem encaminhadas para Mato Grosso, 29.000 são AstraZeneca e 47.200 são Coronavac. Este quantitativo já engloba as 19.426 doses da CoronaVac solicitadas pelos municípios do estado. 

As unidades poderão ser utilizadas em idosos de 65 a 69 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas. Os imunizantes também poderão ser utilizados para completar o esquema vacinal. O detalhamento para cada público poderá ser acessado na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), divulgada após a chegada dos imunizantes.

Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias; para o imunizante da AstraZeneca, o prazo é de até 90 dias.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.

O Estado de Mato Grosso já recebeu 1.033.630 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.

Veja também

Município amplia medidas preventivas contra arboviroses

UPA Central apresenta balanço de atendimentos e ações desenvolvidas ao longo de 2025

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso