Ministério da Saúde inclui Termo de Ciência e Consentimento que deverá ser assinado pelo médico e paciente para o uso da cloroquina e hidroxicloroquina

Considerando as orientações divulgadas ontem (20), pelo Ministério da Saúde, que libera no SUS, o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, também para os casos leves de Covid-19, nesta manhã (21), o secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, fez esclarecimentos sobre estes remédios que até então, estavam sendo prescritos nos casos mais graves.

“O Ministério da Saúde divulgou o Termo de Ciência e Consentimento, onde o paciente e o médico assinam. Lembrando que o médico precisa avaliar cada situação e paciente, para então, entender o seu estado, sua vida e suas complicações, para que possa receber o medicamento”, explicou o secretário.

Luís Fábio ainda frisou que o uso do medicamento não oferece a cura da doença. “O remédio está sendo colocado como um apoio para que haja uma melhora naquelas pessoas que estão diagnosticadas.”

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, explicou que já foi solicitado junto ao Governo do Estado a vinda do medicamento à Sorriso.

“Nós estamos buscando o medicamento que estará disponível na rede pública, mas somente chegará até os pacientes sobre orientação médica. Neste momento, o abastecimento, é feito através do Governo Federal, que repassa para o Governo do Estado que então avalia os casos de pessoas com a doença, para que venha uma quantidade necessária”, declarou Ari.

Termo de Ciência e Consentimento e recomendações sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina

Termo-de-Cie–ncia-e-Consentimento-Hidroxicloroquina-Cloroquina-COVID-19.pdf

cloroquina1.pdf

Veja também

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril