Ministério da Saúde recomenda que sejam imunizadas apenas gestantes e puérperas com comorbidades

A vacinação contra a covid-19 em gestantes sem comorbidades está suspensa. A suspensão se deu pela Nota Técnica 651/2021 emitida pelo Ministério da Saúde em 19 de maio. Desde então a recomendação do MS é que sejam  imunizadas somente gestantes e puérperas que apresentam comorbidades. Além disso, a NT 651/2021 também prevê que esse grupo seja vacinado ou com doses da  Coronavac/Sinovac/Butantan ou Pfizer/Wyeth.

“Amanhã iremos receber 2,2 mil doses de imunizantes; 404 delas da Pzifer que já estão reservadas para a imunização ou de gestantes ou de puérperas com comorbidades; as outras 1,8 mil doses são da AstraZeneca”, frisa o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro. “Vamos seguir a orientação do Ministério da Saúde e nesse momento somente iremos imunizar gestantes e puérperas com recomendação médica” detalha.

No Município, o uso do imunizante AstraZeneca foi suspenso ainda em 10 de maio seguindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que emitiu uma nova Nota Técnica na data recomendando a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. De acordo com a Anvisa, a  indicação é que a bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), e, no caso, a bula não recomenda a imunização de gestantes. Conforme informações do Ministério da Saúde, a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país.

Confira a Nota Técnica 651/2021 na íntegra em anexo:

https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/maio/19/nota-tecnica-651-2021-cgpni-deidt-svs-ms.pdf

Veja também

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Mato Grosso registra mais de 15,2 mil casos de dengue neste ano

Campanha de vacinação contra Influenza em Mato Grosso será realizada no dia 20 de abril

Brasil já tem mais de 3 milhões de casos de dengue em 2024

Sorriso é apontada em ranking de baixa cobertura vacinal em Mato Grosso