Ministério Público de MT move ação civil pública para garantir meia-entrada na Exporriso 2024

A 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso, representando o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), iniciou uma ação civil pública, com pedido liminar, para garantir o direito à meia-entrada na “Exporriso 2024”. O promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas solicita ao Poder Judiciário que a empresa responsável pelo evento conceda o benefício da meia-entrada para os setores “Área Vip” e “Camarote Bacana”.

A lei federal 12.933/13 e o decreto 8.537/15 garantem que 40% dos ingressos expostos à venda, incluindo camarotes, áreas e cadeiras especiais, sejam destinados às pessoas que têm direito à meia-entrada. No entanto, mesmo com a entrada gratuita na Exporriso, a produtora do evento disponibilizou ingressos para esses setores sem o benefício da meia-entrada.

As vendas estão ocorrendo em lotes, com o primeiro lote encerrado em 24 de abril, e o evento está programado para acontecer de 9 a 12 de maio.

Além da concessão da meia-entrada, o MPMT busca uma indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 100 mil contra a empresa produtora da Exporriso. Também solicita indenização pelos danos materiais causados aos consumidores individualmente considerados, referentes aos ingressos já comercializados que não respeitaram o direito à meia-entrada.

O promotor destaca que, para ter direito à meia-entrada, os estudantes devem apresentar carteiras de identificação estudantil emitidas por entidades como a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), além de entidades estaduais e municipais filiadas, Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e Centros de Diretórios Acadêmicos com prazo de validade renovável anualmente.

Veja também

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Festa das Nações chega à 10ª edição em Sorriso com sabores internacionais e solidariedade

Exposição “Parceiros de Fibra” leva arte sustentável e empoderamento feminino ao Centro Cultural

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação