Ministério Público de MT move ação civil pública para garantir meia-entrada na Exporriso 2024

A 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso, representando o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), iniciou uma ação civil pública, com pedido liminar, para garantir o direito à meia-entrada na “Exporriso 2024”. O promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas solicita ao Poder Judiciário que a empresa responsável pelo evento conceda o benefício da meia-entrada para os setores “Área Vip” e “Camarote Bacana”.

A lei federal 12.933/13 e o decreto 8.537/15 garantem que 40% dos ingressos expostos à venda, incluindo camarotes, áreas e cadeiras especiais, sejam destinados às pessoas que têm direito à meia-entrada. No entanto, mesmo com a entrada gratuita na Exporriso, a produtora do evento disponibilizou ingressos para esses setores sem o benefício da meia-entrada.

As vendas estão ocorrendo em lotes, com o primeiro lote encerrado em 24 de abril, e o evento está programado para acontecer de 9 a 12 de maio.

Além da concessão da meia-entrada, o MPMT busca uma indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 100 mil contra a empresa produtora da Exporriso. Também solicita indenização pelos danos materiais causados aos consumidores individualmente considerados, referentes aos ingressos já comercializados que não respeitaram o direito à meia-entrada.

O promotor destaca que, para ter direito à meia-entrada, os estudantes devem apresentar carteiras de identificação estudantil emitidas por entidades como a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), além de entidades estaduais e municipais filiadas, Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e Centros de Diretórios Acadêmicos com prazo de validade renovável anualmente.

Veja também

Programa da Sedec monitora 1,5 mil locais turísticos de MT para melhorar serviços prestados aos visitantes

Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

Médico Sorrisense fala da experiência atuando como voluntário no Rio Grande do Sul

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro

Voluntários de Sorriso organizam 6º caminhão de donativos em feriado solidário

Governo de MT envia 60 toneladas de donativos e reforça equipes no Rio Grande do Sul