Ministério Público recomenda medidas educacionais e culturais para promoção da paz em Sorriso

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso está tomando medidas para enfrentar a violência no município de Sorriso, que foi classificado como a 6ª cidade mais violenta do Brasil no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. A 3ª Promotoria de Justiça Cível emitiu uma notificação ao Município com uma série de recomendações visando promover uma cultura de paz e valorização da vida.

Entre as iniciativas recomendadas estão a realização de documentários, peças teatrais e rodas de conversa abordando temas como a dor das famílias afetadas pela violência, prevenção ao uso de drogas e cultura de paz. Além disso, o Ministério Público sugeriu a aquisição de ônibus exclusivos para a equipe da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, a fim de intensificar as ações lúdicas realizadas pela unidade.

A recomendação também inclui a elaboração de um cronograma de ações da biblioteca nos bairros e escolas públicas de Sorriso, além da ampliação e catalogação do acervo da biblioteca. Para incentivar o acesso à leitura, o MPMT recomendou o cadastramento e impressão de carteirinhas para alunos das redes estadual e municipal de ensino, bem como a criação de um plano de ação nas escolas municipais para promover a literatura mato-grossense.

O promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, responsável pela notificação, ressaltou ainda a importância da instalação de cabines individuais de leitura com isolamento acústico na biblioteca e a necessidade de um planejamento para construir uma biblioteca na zona leste de Sorriso. Essas medidas visam não apenas combater a violência, mas também promover uma cultura de paz e valorização da vida no município.

 

Acesso AQUI a notificação recomendatória.

Veja também

Sorriso: dupla é presa logo após praticar série de roubos na cidade

Presidente e gerente do Sindicato Rural falam sobre safra de soja, produção rural e eleições na entidade

Advogado fala sobre projeto de loteamento ao lado do Parque Ecológico de Sorriso

Primeiro escalão de Sorriso deverá ter várias mudanças a partir de janeiro de 2025

Relatório aponta que incêndio no Depósito de Entulhos de Sorriso foi criminoso

Polícia Militar prende gestante comercializando entorpecentes no bairro São José