O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, formalizou ontem (19-12) a transferência da gestão do Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A solenidade de assinatura da portaria contou com a presença do prefeito Ari Lafin.
Silvio Costa Filho destacou a importância das melhorias no aeroporto para o crescimento, desenvolvimento e geração de emprego e renda para a economia local. Ele enfatizou que a Infraero, assumindo efetivamente a governança do Aeroporto, possibilitará ampliar as melhorias no atendimento, transporte, turismo de negócios e turismo de lazer.
O Aeroporto Regional de Sorriso foi delegado ao município por meio de convênio celebrado em 2013 entre a União, por intermédio da então Secretaria de Aviação da Presidência da República. Durante esse processo, foi estabelecido um Termo de Compromisso para a execução de obras visando ao aprimoramento das instalações. As fases de conclusão da Pista (PPD) e do Taxiway, orçadas em R$ 6 milhões, foram finalizadas, restando apenas as obras no pátio do aeroporto e na sinalização.
A assessoria do Ministério informou que havia interesse mútuo entre a Infraero e o município de Sorriso em transferir a exploração do aeroporto. Neste contexto, a Infraero assume a operação e compromete-se a concluir as obras necessárias para a adequação da infraestrutura, buscando proporcionar maior comodidade e segurança aos usuários.
Além do prefeito Ari Lafin, participaram da assinatura da portaria o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Claudio Cezar Oliveira, a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, o diretor de administração da Infraero, Aparecido Luiz da Silva, o diretor de operações da Infraero, Eduardo Gonzaga da Silva, e o superintendente de gestão da Operação da Infraero, Paulo Eduardo Cavalcante.