Moradores de Sorriso recebem cadeiras de rodas adaptadas em ação do projeto “Ir para Incluir”

Na manhã desta 3a-feira (25) sorrisenses foram contemplados  no Centro de Eventos Ari José Riedi com próteses e órteses, resultado de parceria entre a Prefeitura de Sorriso e o Cridac. Foi realizada a entrega de 28 órteses e 22 cadeiras de rodas, melhorando a vida de diversos moradores que enfrentam dificuldades motoras.

Seu Antônio Luiz Dias, 64 anos, estava repleto de expectativa ao aguardar uma nova cadeira de rodas, especialmente adaptada para suas necessidades. Há seis anos, após um acidente vascular cerebral que comprometeu sua mobilidade nas pernas, a cadeira tornou-se sua fiel companheira. Até então, era a esposa, dona Aparecida, quem o empurrava, mas agora, com a nova cadeira, Seu Antônio terá a oportunidade de movimentar-se sozinho, sem depender da ajuda da esposa.

“Fico muito feliz com a nova cadeira, adaptada às minhas necessidades. Isso vai me possibilitar movimentar-me sozinho”, comemorou o idoso, visivelmente emocionado com a perspectiva de recuperar sua independência.

A ação não beneficiou apenas Seu Antônio. Dona Maria Santos Grando também recebeu uma nova cadeira de rodas, especialmente projetada para proporcionar conforto e mobilidade. Diante da amputação da perna direita acima do joelho, resultado de complicações da diabetes, dona Maria dependia totalmente da cadeira para se locomover. Agora, com o novo “veículo”, como ela mesma brinca, a idosa sente-se mais confortável e confiante para realizar suas atividades cotidianas.

As cadeiras de rodas adaptadas foram entregues como parte do projeto “Ir para Incluir”, que busca levar os serviços do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) mais perto dos usuários, evitando que pacientes com mobilidade reduzida precisem se deslocar até Cuiabá para avaliação e assistência. Segundo a fisioterapeuta Lilian Aparecida Fabris, responsável pela oficina ortopédica do Cridac, a iniciativa é humana e necessária, visando trazer mais qualidade de vida para os pacientes.

A etapa de entrega das cadeiras de rodas e órteses é a conclusão de um processo que teve início em março, quando a equipe do Cridac esteve em Sorriso e realizou 101 atendimentos ortopédicos, incluindo avaliações, confecção de órteses e medição para cadeiras de rodas. A previsão inicial era atender 50 pacientes, mas a demanda superou as expectativas e dobrou o número de atendimentos planejados.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destacou a importância dessas ações para a vida dos pacientes e suas famílias, proporcionando maior liberdade de locomoção e, consequentemente, maior qualidade de vida. Ele também elogiou a humanidade da equipe do Cridac em se deslocar até o interior para prestar assistência, tornando o atendimento mais ágil e humano.

 

galeria de imagens

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal