Mostra de artes ilustrando primeiras personalidades sorrisenses chega ao Centro Histórico Cultural

O Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser (CHC), juntamente ao artista plástico sinopense Arimar Gomes de Carvalho e a produtora executiva Jéssica Escobar, inauguraram a exposição itinerante “Faces de Sorriso – desenhando a história”.

São verdadeiras obras-primas que foram idealizadas e confeccionadas para compor o acervo permanente deste espaço cultural e que serão doadas pelo artista à cidade.

Na visita, o público pode contemplar desenhos realistas que imortalizam grandes nomes da história de Sorriso, como Alcino Manfrói, primeiro prefeito da cidade; Benjamin Raiser, o pioneiro comprador das terras de Sorriso; o colonizador Claudino Francio; o primeiro Padre da cidade, Gaspar José Goldschmidt; Arlete Maria Capellari, primeira professora e Otávio de Souza Cruz “Nego Otávio”, primeiro morador do Município.

Segundo Arimar, o projeto surgiu de uma visita que fez ao espaço. Na ocasião, pensou em elaborar desenhos realistas, em técnica grafite, das primeiras personalidades importantes da história de Sorriso. “Em uma visita ao espaço, tive um insight quando olhei os livros que continham fotografias dos pioneiros. Pensei que seria muito interessante ter uma exposição que homenageasse essas personalidades no mês de comemoração do aniversário da cidade.”, reforça.

Envolvido no universo artístico desde muito cedo, relatou que seu distintivo artístico são pinturas de rostos humanos. “Trabalho com arte, oficialmente, desde meus treze anos, e gosto muito de desenhar em preto e branco e aquarela. Minha especialidade é pintar rostos humanos usando essa técnica”, explica o artista ao detalhar que quando desenha uma pessoa, tem a sensação de estar imortalizando a história por trás do rosto humano.

A Coordenadora do CHC, Maria Amélia Rossi, disse estar muito animada com a exposição. “O Ari [Arimar Gomes de Carvalho] tem um talento incomparável, é maravilhoso e perfeccionista em suas obras. Seus quadros vão representar pessoas que foram importantes para a política, à economia e à sociedade sorrisense como num todo”, pontua ela ao reforçar que é um grande privilégio para o espaço receber o artista e suas obras.

Para o gestor da pasta de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernades, a exposição coincide com as comemorações do aniversário da cidade. “A equipe do Centro Histórico-Cultural e a equipe do artista Ari Carvalho foram muito felizes na escolha do tema dessa exposição. Este mês estamos comemorando o 38° aniversário da emancipação político-administrativa de Sorriso, e receber esse presente é muito significativo para nós”, conclui.

Veja também

Festa de Santa Luzia acontece neste domingo com missa, churrasco, bailão e festival de prêmios em Sorriso

Gheller: Sorriso amplia infraestrutura em 2025 e segue com obras estruturantes em 2026

Unidos Pelo Natal amplia meta e busca doações para montar mil kits para crianças de Sorriso

Mato Grosso sedia encontro nacional sobre sistema de gestão hospitalar

Criança fica ferida ao explodir bombinha no bairro Vila Bela; Bombeiros alertam para riscos

Polícia Civil investiga furto de celular funcional e edição de conversas usadas para acusações falsas