A categoria alega dificuldades para cumprir exigências legais, como a realização do curso obrigatório para transporte de passageiros
Em reunião realizada nesta terça-feira (8), mototaxistas de Sorriso se reuniram com o prefeito interino Acacio Ambrosini para apresentar uma série de reivindicações em defesa da categoria. O encontro contou com a presença de vereadores e secretários municipais, e teve como foco a busca por soluções emergenciais e estruturais que impactam diretamente o dia a dia dos profissionais.
Um dos principais pontos discutidos foi a flexibilização temporária do alvará de funcionamento, diante da dificuldade enfrentada por parte da categoria para realizar o curso obrigatório de transporte remunerado de passageiros. Atualmente, apenas uma autoescola oferece o curso em Sorriso, e novas turmas não estão sendo abertas. Segundo a presidente da associação dos mototaxistas, Luciana da Costa Santos, o problema afeta diretamente oito dos 55 profissionais em atividade, que estão impedidos de regularizar sua situação.
“É uma questão de urgência. Esses profissionais estão querendo trabalhar, mas esbarram em um entrave que não depende deles”, destacou Luciana. Em resposta, o secretário de Governo, Hilton Polesello, se comprometeu a buscar uma solução junto ao Departamento de Tributação. “Vamos solicitar uma exceção temporária para que esses trabalhadores não sejam prejudicados enquanto buscamos alternativas”, afirmou.
Outra pauta central da reunião foi a necessidade de estrutura nos pontos de mototáxi, especialmente a instalação de coberturas em ao menos três locais estratégicos da cidade. O objetivo é garantir melhores condições de trabalho, conforto e proteção aos profissionais enquanto aguardam os chamados. O pedido será analisado em conjunto com a Agência Reguladora (Ager), responsável pela concessão desses espaços.
Além disso, foi debatida a organização do serviço de mototáxi durante a Exporriso 2025, quando a demanda pelo serviço aumenta significativamente. A gestão municipal garantiu a disponibilização de um ponto específico para embarque e desembarque, seguindo o modelo de edições anteriores do evento.
“Nosso papel é garantir que esses profissionais tenham as condições necessárias para continuar prestando um serviço essencial à população. Vamos buscar soluções, seja internamente, seja em diálogo com a Ager e a Câmara de Vereadores”, afirmou o prefeito interino Acacio Ambrosini.
A reunião foi acompanhada pelos vereadores Brendo Braga e Toco Baggio; os secretários Hilton Polesello e Cledson Assis (Governo), Nerci Adriano Denardi e Gilvano de Ávila (Segurança Pública e Trânsito). Para a categoria, o encontro representa um passo importante no reconhecimento das demandas e na construção de melhorias concretas para os mototaxistas de Sorriso.