Sorriso: MP aciona Município para elaboração de plano de políticas sobre drogas

A 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso ajuizou Ação Civil Pública contra o Município, requerendo, em caráter liminar, a elaboração e apresentação em audiência pública do plano municipal de políticas sobre drogas, com a definição da ampliação de ações intersetoriais de prevenção ao consumo de substâncias psicoativas, no prazo de 120 dias. Solicitou também que o requerido coloque em efetivo funcionamento o Conselho Municipal Antidrogas, em 30 dias, e que apresente calendário de Conferências Municipais de Política de Prevenção às Drogas, em 60 dias.

 

O Ministério Público requereu ainda a inserção no programa Saúde na Escola de ações e campanhas de prevenção às drogas, a inserção nos planos de ação anual das unidades básicas de saúde de ações de prevenção às drogas, e a elaboração de um plano de ampliação de ações intersetoriais de prevenção às drogas nas áreas da educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer.

 

Conforme o promotor de Justiça Marcio Florestan Berestinas, a população de Sorriso tem sofrido nos últimos anos com a forte elevação da criminalidade, figurando como a 4ª cidade mais violenta do Brasil no levantamento do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, o Município apresenta o índice de 77,77 homicídios a cada 100 mil habitantes. “A cidade vivencia, infelizmente, uma exponencial elevação do número de homicídios, principalmente em decorrência do conflito existente entre facções criminosas relacionadas ao tráfico de drogas”, argumentou.

 

O promotor de Justiça acrescentou que a inexistência de um plano municipal de prevenção ao consumo de drogas é, portanto, um problema grave e urgente a ser sanado. “A não ser assim, o crescimento do consumo de drogas em nosso município não será revertido. A cidade, que antes ocupava de forma positiva a mídia nacional, com destaques corriqueiros ao seu crescimento econômico e à pujança de sua economia e do agronegócio, tem agora a sua imagem atrelada às altas taxas de homicídio, aos acidentes de trânsito, ao crescimento das facções ligadas ao tráfico de drogas e aos elevados índices de violência contra a mulher e de estupros de vulnerável”, defendeu Berestinas ao propor a ACP.

 

Leia aqui a Ação Civil Pública Estrutural.

 

 

Veja também

Programa “A Voz do Povo” recebe responsáveis pela coleta de resíduos em Sorriso

Comunidade Santa Luzia realiza tradicional Jantar Italiano neste sábado em Sorriso

Apreensões de droga aumentaram 646% em dez anos em Mato Grosso

Polícia Civil incinera 150 quilos de drogas apreendidas em Lucas do Rio Verde

Obras de pavimentação são iniciadas na Linha Norte, em Sorriso

Carreta tomba em cruzamento da Avenida Blumenau com MT-560 em Sorriso