MP ajuíza ação para reforma de unidades de saúde em Sorriso

A 3ª Promotoria de Justiça Cível de Sorriso (a 397 km de Cuiabá) entrou com uma Ação Civil Pública contra o Município, solicitando que o poder executivo apresente, em até 60 dias, um plano de reforma para as unidades de saúde Bom Jesus, São Domingos, Centro Norte (PSF Central) e Vereador João Carlos Zimmerman. O plano deve seguir as recomendações do Escritório Regional de Saúde de Sinop e solucionar problemas estruturais identificados nesses locais.

Além das reformas físicas, a ação exige o cadastramento completo da população atendida no e-SUS e o cumprimento das diretrizes do Ministério da Saúde, incluindo a adequação das unidades em termos de infraestrutura, equipe e equipamentos. Também foi solicitada a criação de um Comitê para monitorar a elaboração e execução do plano.

Segundo o promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas, inspeções recentes apontaram problemas como rachaduras, infiltrações, falta de piso tátil e ausência de limpeza adequada em equipamentos. Ele ressaltou que essas falhas comprometem a atenção básica e aumentam a demanda por serviços especializados.

Sorriso ocupa a 101ª posição no ranking estadual do programa Previne Brasil e está entre os 42 municípios com menor cobertura vacinal no estado. A Promotoria enfatiza que a melhoria das unidades de saúde é essencial para reverter esse cenário e garantir um atendimento mais eficiente à população.

Veja também

Tiago Muniz subprefeito do distrito de Primavera fala sobre o primeiro semestre de sua gestão

Chefe do Ciretran de Sorriso traz orientações sobre prazos de pagamento do IPVA, licenciamento e regularização de ciclomotores

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Chefe da Delegacia de PRF em Sorriso fala sobre operação Rodovida

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Coordenador da Guarda Municipal Márcio Pires fala sobre novas regras para ciclomotores, bikes e autopropilídos elétricos