MP de Mato Grosso acompanha perícia na Usina de Colíder após risco em barragem

O Ministério Público de Mato Grosso acompanhou na sexta-feira (22) o início da perícia técnica na Usina Hidrelétrica de Colíder, no rio Teles Pires, após a Eletrobras classificar a barragem em nível de segurança “Alerta” devido a danos no sistema de drenos.

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) acompanhou na última sexta-feira (22) o início da perícia técnica na Usina Hidrelétrica de Colíder, no rio Teles Pires, após a Eletrobras comunicar que a barragem entrou em nível de segurança “Alerta” por falhas no sistema de drenos, o que levou à ativação do Plano de Ação Emergencial.

A equipe de peritos foi designada com urgência pelo procurador de Justiça Gerson Barbosa, coordenador do CAEX Ambiental, e contou com a presença das Promotorias de Justiça de Cláudia, Itaúba e Colíder. No primeiro dia, os promotores desceram às galerias para inspecionar os drenos danificados, reforçando a preocupação com os riscos à população e ao meio ambiente.

O trabalho está sendo realizado por especialistas do MPMT — a bióloga Mayara Fioreze Zucchetto, o geólogo Edvaldo José de Oliveira e o engenheiro civil Bruno Moreira dos Santos Zuchini —, além de técnicos da Politec, do Departamento de Segurança de Barragem da Eletrobras e dos Centros de Excelência Digitais da estatal.

A perícia integra o inquérito civil que investiga possíveis impactos ambientais e riscos à segurança da população, como mortandade de peixes, alterações reprodutivas em espécies aquáticas, prejuízos para comunidades ribeirinhas e comprometimento de atividades econômicas.

O procedimento tem como investigadas a Eletrobras, proprietária da usina, e a Copel, responsável pela operação, para apurar tanto as causas da deterioração do sistema de drenos quanto os efeitos da redução no nível do reservatório.

Veja também

Corpo de Bombeiros intensifica combate a incêndios florestais com uso de aeronaves

Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)

Municípios reclamam apoio técnico para universalizar saneamento básico

Mais de 670 vítimas de violência doméstica são atendidas pelo programa SER Família Mulher

Esquema de Bets buscava financiar atividades ilícitas e limpar imagem social de membros de facção

Mais de 50 municípios de MT podem garantir novas moradias do programa Minha casa Minha vida