MPE abre inquérito para apurar denúncias de maus-tratos e negligência

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça da Defesa da Cidadania e do Consumidor, em Rondonópolis (MT), abriu um inquérito civil para apurar denúncias realizadas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social em relação ao Lar dos Idosos Paul Percis Harris. A ação foi publicada no dia 04 de março.

Segundo o documento que a reportagem do site GazetaMT teve acesso, uma enfermeira é suspeita de praticar maus-tratos e negligência e negligência, que podem ter ocasionado o aumento no número de óbitos ocorridos desde 2018. Ela teria ministrado medicamentos de forma errada e aleatória, bem como suspendido medicamentos sem orientação médica. Uma idosa, por exemplo, que precisa de morfina devido a dores crônicas teria tido o medicamento suspenso pela profissional.

O outro fato é de um idoso, que deu entrada no dia 08 de fevereiro na unidade e morreu no dia 26 do mesmo mês. O atestado de óbito dele consta como causa do falecimento “morte súbita e causa desconhecida”. O idoso teria a posse de uma mala, com a quantia de R$ 56 mil, cuja destinação não foi informada.

O documento do MPE aponta ainda o número elevado de óbitos no Lar. Em 2017, a unidade registrou sete mortes, em 2018 registrou nove e em 2019 registrou 20 óbitos. O dado é considerado acima da média nacional.

A promotora de Justiça, Joana Maria Bortoni Ninis, determinou que cópias dos autos sejam enviadas para a Delegacia de Polícia Civil para a instauração de Inquérito Policial. A investigação é para apurar as causas da morte do idoso, bem como onde foi parar a quantia que estava com ele, e as denúncias contra a enfermeira.

Outro lado 

A reportagem foi informada que o Lar dos Idosos está tomando ciência dos apontamentos feito pelo MPE e que os fatos serão esclarecidos.

Veja também

Equipe do SAMU socorre trabalhador ferido em acidente de trabalho

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio acumulado em 10milhões

Advogado de empresário morto em oficina fala sobre processo do acidente de trânsito e ameaças

Aposentados tem até dia 14 de fevereiro para pedir ressarcimento do INSS

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Criança de um ano morre engasgada com pipoca em Sorriso