MPE abre inquérito para apurar denúncias de maus-tratos e negligência

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça da Defesa da Cidadania e do Consumidor, em Rondonópolis (MT), abriu um inquérito civil para apurar denúncias realizadas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social em relação ao Lar dos Idosos Paul Percis Harris. A ação foi publicada no dia 04 de março.

Segundo o documento que a reportagem do site GazetaMT teve acesso, uma enfermeira é suspeita de praticar maus-tratos e negligência e negligência, que podem ter ocasionado o aumento no número de óbitos ocorridos desde 2018. Ela teria ministrado medicamentos de forma errada e aleatória, bem como suspendido medicamentos sem orientação médica. Uma idosa, por exemplo, que precisa de morfina devido a dores crônicas teria tido o medicamento suspenso pela profissional.

O outro fato é de um idoso, que deu entrada no dia 08 de fevereiro na unidade e morreu no dia 26 do mesmo mês. O atestado de óbito dele consta como causa do falecimento “morte súbita e causa desconhecida”. O idoso teria a posse de uma mala, com a quantia de R$ 56 mil, cuja destinação não foi informada.

O documento do MPE aponta ainda o número elevado de óbitos no Lar. Em 2017, a unidade registrou sete mortes, em 2018 registrou nove e em 2019 registrou 20 óbitos. O dado é considerado acima da média nacional.

A promotora de Justiça, Joana Maria Bortoni Ninis, determinou que cópias dos autos sejam enviadas para a Delegacia de Polícia Civil para a instauração de Inquérito Policial. A investigação é para apurar as causas da morte do idoso, bem como onde foi parar a quantia que estava com ele, e as denúncias contra a enfermeira.

Outro lado 

A reportagem foi informada que o Lar dos Idosos está tomando ciência dos apontamentos feito pelo MPE e que os fatos serão esclarecidos.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso