MT: onça domesticada e criada como gatinho é resgatada em fazenda

Uma onça foi resgatada dentro da sede de uma fazenda a aproximadamente 140 km de Cáceres, nessa quarta-feira (2). O animal, de dois anos de idade, é dócil e foi criado pelo dono da fazenda desde que era filhote. A suspeita é que os pais do felino tenham morrido em incêndios no Pantanal.

Segundo o major Itamar Santos de Jesus, da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental, em Cáceres, a 217 km de Cuiabá, o resgate foi um pedido do dono da fazenda para que a onça fosse levada a um local adequado.

“Essa onça, segundo o fazendeiro, apareceu lá devido às queimadas e foi domesticada. Depois de certo tempo ela começou a matar os bezerros. Ela desaparecia, mas depois voltava”, explicou o major.

O felino, que chegou à fazenda com meses de vida, estava havia dois anos no local. Porém, preocupado com o seu bem-estar, o proprietário pediu apoio da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).

Onça levada a Goiânia

Para o resgate, a Sema enviou um veterinário para sedar o animal. Depois, ele foi levado para Goiás, onde ficará sob os cuidados da ONG NEX – No Extinction, que trabalha preservando grandes felinos da fauna brasileira.

Animal dócil

Nos vídeos é possível ver o momento em que o felino anda tranquilamente ao lado de policiais militares que ajudaram no resgate. As imagens também mostram o animal atendendo, na janela, ao ser chamado por um dos PMs.

 

galeria de imagens

Veja também

PRF de Sorriso apreende grande quantidade de madeira irregular em Guarantã do Norte

Governo do Estado estende período proibitivo de uso do fogo e intensifica combate aos incêndios florestais

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Coordenador do Eco Sorriso explica mudanças em horários de coleta de materiais recicláveis

Plataforma digital de monitoramento do Projeto “Chove-Chuva” é lançada em Sorriso

Mutirão em Nova Ubiratã começa nesta segunda-feira (08) com palestra sobre CAR Digital