MT: onça domesticada e criada como gatinho é resgatada em fazenda

Uma onça foi resgatada dentro da sede de uma fazenda a aproximadamente 140 km de Cáceres, nessa quarta-feira (2). O animal, de dois anos de idade, é dócil e foi criado pelo dono da fazenda desde que era filhote. A suspeita é que os pais do felino tenham morrido em incêndios no Pantanal.

Segundo o major Itamar Santos de Jesus, da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental, em Cáceres, a 217 km de Cuiabá, o resgate foi um pedido do dono da fazenda para que a onça fosse levada a um local adequado.

“Essa onça, segundo o fazendeiro, apareceu lá devido às queimadas e foi domesticada. Depois de certo tempo ela começou a matar os bezerros. Ela desaparecia, mas depois voltava”, explicou o major.

O felino, que chegou à fazenda com meses de vida, estava havia dois anos no local. Porém, preocupado com o seu bem-estar, o proprietário pediu apoio da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).

Onça levada a Goiânia

Para o resgate, a Sema enviou um veterinário para sedar o animal. Depois, ele foi levado para Goiás, onde ficará sob os cuidados da ONG NEX – No Extinction, que trabalha preservando grandes felinos da fauna brasileira.

Animal dócil

Nos vídeos é possível ver o momento em que o felino anda tranquilamente ao lado de policiais militares que ajudaram no resgate. As imagens também mostram o animal atendendo, na janela, ao ser chamado por um dos PMs.

 

galeria de imagens

Veja também

Sema deflagra 127 operações contra crimes ambientais e aplica R$ 1,3 bilhão em multas no primeiro semestre de 2025

Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios no norte de MT

Uso do fogo no Cerrado e na Amazônia está proibido a partir desta terça-feira (1º) em MT

Sema lança Sistema de Logística Reversa e estima alcançar mais de 200 mil empresas em MT

Sema lançará Sistema de Logística Reversa nesta segunda-feira (30)

Governo do Estado instala Sala de Situação em Poconé para combater incêndios no Pantanal