MT: onça domesticada e criada como gatinho é resgatada em fazenda

Uma onça foi resgatada dentro da sede de uma fazenda a aproximadamente 140 km de Cáceres, nessa quarta-feira (2). O animal, de dois anos de idade, é dócil e foi criado pelo dono da fazenda desde que era filhote. A suspeita é que os pais do felino tenham morrido em incêndios no Pantanal.

Segundo o major Itamar Santos de Jesus, da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental, em Cáceres, a 217 km de Cuiabá, o resgate foi um pedido do dono da fazenda para que a onça fosse levada a um local adequado.

“Essa onça, segundo o fazendeiro, apareceu lá devido às queimadas e foi domesticada. Depois de certo tempo ela começou a matar os bezerros. Ela desaparecia, mas depois voltava”, explicou o major.

O felino, que chegou à fazenda com meses de vida, estava havia dois anos no local. Porém, preocupado com o seu bem-estar, o proprietário pediu apoio da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).

Onça levada a Goiânia

Para o resgate, a Sema enviou um veterinário para sedar o animal. Depois, ele foi levado para Goiás, onde ficará sob os cuidados da ONG NEX – No Extinction, que trabalha preservando grandes felinos da fauna brasileira.

Animal dócil

Nos vídeos é possível ver o momento em que o felino anda tranquilamente ao lado de policiais militares que ajudaram no resgate. As imagens também mostram o animal atendendo, na janela, ao ser chamado por um dos PMs.

 

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

galeria de imagens

Veja também

cavalo ruas de sorriso

Sorriso: cavalo circula por ruas da cidade e chama a atenção da população

Fiscalização na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt

Governo de MT não participa de operação em Reserva Roosevelt

anta-resgatada-pela-sema

Anta encontrada com corte na cabeça por faca recebe aplicação células-tronco em MT

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-17T151055.826

Coleta seletiva de resíduos será gradativamente ampliada a partir da próxima semana

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-17T145148.280

Equipe que coleta resíduos sólidos vai para o Setor 8 na próxima semana

thumb__1280_0_0_0_auto - 2022-05-16T170400.704

Dia de Campo irá apresentar a realidade de uma Horta Urbana