MT pode retomar medidas mais restritivas com alta da covid

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou na manhã desta terça-feira (25) que o Executivo estadual poderá adotar novas medidas para combater a covid-19 em Mato Grosso. Ao longo das últimas semanas, os volumes de contágios e mortes diárias pela doença têm aumentado no estado.

Em entrevista ao programa Tribuna, da Rádio Vila Real, o gestor apontou que alguns municípios já têm adotado medidas mais restritivas para conter a doença em seus territórios. Nesse cenário, caso o coronavírus continue apresentando tendência de alta no estado, o secretário não descartou a adoção de novas medidas de contenção.

“Nós temos uma matriz de classificação de risco de acordo com os indicadores ela sugere aos gestores municipais a adoção de novas medidas. Nós já começamos a verificar que alguns municípios já começaram a tomar decisões de restrições por força dos indicadores que têm em mãos”, disse Figueiredo.

“Então, é muito provável que com o crescimento das taxas de ocupação dos leitos de UTIs haja necessidade de em um futuro muito breve ser adotado novas medidas de contenção”, acrescentou o gestor.

O secretário afirmou ainda que, enquanto não houver vacinas suficientes para toda a população, medidas não farmacológicas deverão ser adotadas para controlar a doença, sempre balanceadas também pela capacidade de atendimento do sistema hospitalar.

Com a alta da doença, o secretário voltou atrás na afirmação que havia feito há algumas semanas de que o Centro de Triagem da Arena Pantanal seria gradativamente fechado. Ao programa, o gestor afirmou que o apontamento foi realizado em um momento no qual os indicadores apresentavam tendência constante de queda em Mato Grosso.

“Mas, agora começando a sinalizar um crescimento, logicamente seremos prudentes e não vamos paralisar as atividades na Arena, que é um grande serviço prestado à população de Mato Grosso. E também percebemos que rede pública municipal ainda não se preparou para fazer aquilo que seria sua obrigação”, finalizou o secretário.

Veja também

Aplicação da vacina da Dengue do Butantan começará a partir do dia 17

Guia orienta sobre mudanças no rastreamento do câncer do colo do útero

Uso de canetas emagrecedoras por idosos requer cuidados, diz geriatra

Obras dos quatro novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso

Vigilância contra sarampo é intensificada em SP, MS e PR para evitar reintrodução do vírus

Hospital Central do Estado poderá ser visitado pela população até o dia 6 de janeiro