MT tem 81 municípios com risco muito alto para Covid; Sorriso tem risco alto

Mato Grosso tem 81 dos 141 municípios classificados em nível muito alto no quesito taxa de risco para Covid-19, com incidência de mais de 500 casos a cada 100 mil habitantes registrados ao longo dos últimos 14 dias, segundo painel atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Nas duas últimas semanas, o estado contabilizou pouco mais de 19,2 mil casos positivos da doença. Desde o início da pandemia, em 2020, foram 795.003 infecções pelo novo coronavírus em todo o Mato Grosso, resultando em 15.077 mortes por complicações da doença.

Os 10 municípios com mais incidência de casos são Reserva do Cabaçal, Santa Cruz do Xingu, Barra do Bugres, Figuerópolis D’Oeste, Matupá, Acorizal, Poxoréu, Vale de São Domingos, Porto Estrela e Castanheira. Destes, apenas três apresentam cobertura vacinal da população acima de 80%. Em Santa Cruz do Xingu e Castanheira, por exemplo, a imunização não alcança nem 50% do total de habitantes.

Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães estão fora dessa lista, classificados como municípios com nível moderado de risco, pois apresentam incidência de 25 a 150 casos a cada 100 mil habitantes nas duas últimas semanas.

Sorriso está classificado como de risco alto (cor laranja no mapa abaixo) com o aumento de casos registrado nos últimos 14 dias.

Veja o painel completo aqui.

Internações

Atualmente, Mato Grosso tem 450 pessoas internadas por complicações da Covid-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias de hospitais públicos que possuem leitos pactuados pela SES-MT. A taxa de ocupação dos leitos de UTIs, que abrigam os casos graves decorrentes da doença, está atualmente em 61,8%.

As três unidades mais lotados no momento são o Hospital e Maternidade São Lucas (90%), em Primavera do Leste; Hospital Regional Dr. Antônio Fontes (88,89%), em Cáceres; e o Hospital Metropolitano de Várzea Grande (87,50%).

Veja também

Morbach Pharma oferece tratamento fitoterápico em Sorriso e é referência no estado

Vacinação contra a gripe em Sorriso alcança resultados aquém das expectativas

Abril Azul: Câmara de Sorriso aborda conscientização sobre Autismo em palestras

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Prefeitura de Sorriso emite nota esclarecendo ação do Ministério Público em relação à saúde pública

Dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação em 15 Unidades Básicas de Saúde