COVID-19: MT tem 9 curados, com índice 800% superior

Números relacionados ao novo coronavírus em Mato Grosso registram aumento. O maior crescimento foi na taxa de cura, que saltou 800% no período de 24h e já são 9 pacientes curados no Estado. Apesar do dado positivo, as regras de isolamento social continuam vigentes.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou, na quarta-feira (1º), que já foram feitas 291 notificações de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e dessas, 28 tiveram resultado positivo para Covid-19 e 10 pacientes estão internados. Desses, 7 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 3, em enfermaria. Não há registro de óbitos em MT.

Um dos casos positivos está em Tangará da Serra (239 Km a médio norte de Cuiabá). Essa é a primeira confirmação de coronavírus no município. O prefeito Fábio Martins Junqueira explica que o paciente está em isolamento domiciliar há mais de 14 dias e o quadro de saúde evolui para a cura.

O gestor destaca que outros 7 casos suspeitos foram descartados e 30 aguardam resultado. Desses, um está internado na enfermaria do hospital municipal. Porém, os deamis seguem em monitoramento diário pela Vigilância Epidemiológica do município. “O vírus já existe em Tangará da Serra. Importante nesse momento é tomarmos mais cuidados ainda”, alerta o prefeito.

O caso foi registrado como de transmissão comunitária, ou seja, ocorrência em que não se pode determinar a origem do contágio. Cuiabá, que já contabiliza 19 casos, e Nova Monte Verde, com um, também estão na mesma lista.

A SES confirma que há registros de transmissão local, que é quando as pessoas se infectaram com o vírus, mas não estiveram em nenhum país com registro da doença. A contaminação aconteceu por meio de contato com outro paciente infectado confirmado. Essa modalidade foi identificada em Várzea Grande, que está com dois casos, e Rondonópolis, que contabiliza 5 confimações. Quantas dessas ocorrências foram por transmissão local não foi especificado pela Secretaria.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum