A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), em parceria com a Google, disponibiliza uma série de ferramentas e aplicativos para facilitar e otimizar o Home Office ou o teletrabalho de servidores e empregados públicos de Mato Grosso, durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19).
O Governo do Estado de Mato Grosso emitiu o decreto 413, de 18 de março de 2020, que dispõe de uma série de medidas emergenciais para conter a pandemia. Entre as principais medidas estão a possibilidade dos trabalhadores exercerem o teletrabalho ou home office, que nada mais é do que trabalhar de casa.
Videoconferências, chamadas de voz, agenda online, checagem de dados em tempo real, treinamento virtual, construção de documentos e tabelas colaborativas são apenas algumas das funcionalidades do MTI GSuite, ferramenta adquirida por meio de uma parceria firmada entre a MTI e a Google.
O MTI GSuite está disponível para órgãos do Poder Executivo atendidos pela MTI e pode ser acessado em desktops, notebooks, tablets e smartphones.
De acordo com o analista de Tecnologia da Informação, Nicodemo Moreno, o trabalho pode ser bem produtivo mesmo não estando fisicamente na empresa ou escritório quando utilizamos as ferramentas certas.
Por meio do MTI GSuite, é possível trabalhar à distância sem perder em rendimento. As ferramentas possuem as principais plataformas para a produção de documentos de textos, planilhas, formulários, apresentações, vídeos e outros. Todos os documentos produzidos já ficam hospedados na nuvem, mas o usuário ainda pode enviar outros arquivos e aplicações para acessar em qualquer lugar.
Entre as ferramentas está o Google Meet, que resolve imediatamente um dos pontos mais delicados na realização dos teletrabalhos, a necessidade de reuniões para debater assuntos estratégicos ou urgentes. Esse problema pode ser superado com a utilização do Google Meet que também é integrado ao Hangouts, agenda e o e-mail.
O aplicativo realiza bate-papo de texto, chamadas de voz e vídeo chamadas. Ele ainda permite o compartilhamento da tela e videoconferências com até 100 participantes por Meet e ainda a gravação da reunião virtual.
A solução também pode ser utilizada para coordenar trabalhos em equipe, pois elas também funcionam de maneira colaborativa, o que facilita o trabalho colaborativo entre pessoas autorizadas. É possível que um mesmo documento seja editado por várias pessoas simultaneamente e ainda há a opção de comentários, o que facilita a comunicação.
Listamos abaixo alguns links úteis com instruções de algumas ferramentas do MTI GSuite:
– Google Drive (armazenar arquivos): http://drive.google.com;
– Google Meet (video conferências): http://meet.google.com:
– GMail (e-mails GSuite): http://mail.google.com;
– Agenda (calendário GSuite) http://calendar.google.com;
– Chats (conversas): http://chats.google.com;
– Contatos: http://contacts.google.com;
– Documentos: http://docs.google.com.