MTI disponibiliza ferramentas para teletrabalho durante a pandemia do Coronavirus

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), em parceria com a Google, disponibiliza uma série de ferramentas e aplicativos para facilitar e otimizar o Home Office ou o teletrabalho de servidores e empregados públicos de Mato Grosso, durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19).

O Governo do Estado de Mato Grosso emitiu o decreto 413, de 18 de março de 2020, que dispõe de uma série de medidas emergenciais para conter a pandemia. Entre as principais medidas estão a possibilidade dos trabalhadores exercerem o teletrabalho ou home office, que nada mais é do que trabalhar de casa.

Videoconferências, chamadas de voz, agenda online, checagem de dados em tempo real, treinamento virtual, construção de documentos e tabelas colaborativas são apenas algumas das funcionalidades do MTI GSuite, ferramenta adquirida por meio de uma parceria firmada entre a MTI e a Google.

O MTI GSuite está disponível para órgãos do Poder Executivo atendidos pela MTI e pode ser acessado em desktops, notebooks, tablets e smartphones.

De acordo com o analista de Tecnologia da Informação, Nicodemo Moreno, o trabalho pode ser bem produtivo mesmo não estando fisicamente na empresa ou escritório quando utilizamos as ferramentas certas. 

Por meio do MTI GSuite, é possível trabalhar à distância sem perder em rendimento. As ferramentas possuem as principais plataformas para a produção de documentos de textos, planilhas, formulários, apresentações, vídeos e outros. Todos os documentos produzidos já ficam hospedados na nuvem, mas o usuário ainda pode enviar outros arquivos e aplicações para acessar em qualquer lugar.

Entre as ferramentas está o Google Meet, que resolve imediatamente um dos pontos mais delicados na realização dos teletrabalhos, a necessidade de reuniões para debater assuntos estratégicos ou urgentes. Esse problema pode ser superado com a utilização do Google Meet que também é integrado ao Hangouts, agenda e o e-mail.

O aplicativo realiza bate-papo de texto, chamadas de voz e vídeo chamadas. Ele ainda permite o compartilhamento da tela e videoconferências com até 100 participantes por Meet e ainda a gravação da reunião virtual.

A solução também pode ser utilizada para coordenar trabalhos em equipe, pois elas também funcionam de maneira colaborativa, o que facilita o trabalho colaborativo entre pessoas autorizadas. É possível que um mesmo documento seja editado por várias pessoas simultaneamente e ainda há a opção de comentários, o que facilita a comunicação.

Listamos abaixo alguns links úteis com instruções de algumas ferramentas do MTI GSuite:

– Google Drive (armazenar arquivos): http://drive.google.com;

– Google Meet (video conferências): http://meet.google.com:

– GMail (e-mails GSuite): http://mail.google.com;

– Agenda (calendário GSuite) http://calendar.google.com;

– Chats (conversas): http://chats.google.com;

– Contatos: http://contacts.google.com;

– Documentos: http://docs.google.com.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal