Município de Canarana, em Mato Grosso, decreta situação de emergência devido à grave seca

Canarana, localizado a 838 km de Cuiabá, vive uma situação de emergência devido à estiagem que assola a região. O decreto foi emitido pela prefeitura na última sexta-feira (15), em resposta à escassez de chuvas que vem afetando o município, comprometendo o abastecimento de água e causando prejuízos significativos ao setor agrícola.

Neste ano, Canarana registrou um volume de água abaixo das médias mensais, com a seca atingindo seu ápice no segundo semestre. A falta de chuvas tem impactado negativamente tanto o agronegócio quanto a agricultura familiar, levando a prefeitura a adotar medidas urgentes para mitigar os danos.

Com o decreto de situação de emergência, todos os órgãos municipais estarão sob a coordenação da defesa civil, que coordenará as ações de resposta ao desastre e a reconstrução do cenário afetado. Caso a situação persista, o decreto poderá ser prorrogado por mais 90 dias.

Além disso, a medida autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade. O objetivo é facilitar as ações de assistência à população, que enfrenta dificuldades decorrentes da escassez de água e dos impactos nas atividades econômicas locais.

 

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil