Município de Canarana, em Mato Grosso, decreta situação de emergência devido à grave seca

Canarana, localizado a 838 km de Cuiabá, vive uma situação de emergência devido à estiagem que assola a região. O decreto foi emitido pela prefeitura na última sexta-feira (15), em resposta à escassez de chuvas que vem afetando o município, comprometendo o abastecimento de água e causando prejuízos significativos ao setor agrícola.

Neste ano, Canarana registrou um volume de água abaixo das médias mensais, com a seca atingindo seu ápice no segundo semestre. A falta de chuvas tem impactado negativamente tanto o agronegócio quanto a agricultura familiar, levando a prefeitura a adotar medidas urgentes para mitigar os danos.

Com o decreto de situação de emergência, todos os órgãos municipais estarão sob a coordenação da defesa civil, que coordenará as ações de resposta ao desastre e a reconstrução do cenário afetado. Caso a situação persista, o decreto poderá ser prorrogado por mais 90 dias.

Além disso, a medida autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade. O objetivo é facilitar as ações de assistência à população, que enfrenta dificuldades decorrentes da escassez de água e dos impactos nas atividades econômicas locais.

 

Veja também

Sindicato Rural de Sorriso recebe autoridades em visita ao CT Senar

Oferta e demanda: esmagamento de soja em MT atinge recorde em fevereiro

Com apoio da Sedec, Farm Show iniciou nesta terça-feira (18)

Custeio da soja 2025/26 apresenta alta em Mato Grosso

Mato Grosso entra na reta final da colheita da soja e plantio do milho

Sorriso: um polo estratégico da LongPing-High-Tech