O gestor da SEMDE no Município, Cláudio Oliveira, pontua que há necessidade urgente de reestruturação no fornecimento de energia elétrica para o Município. O gestor frisa que o Município vem registrando um crescimento de 18,40% ao ano. “Em 1991, tínhamos 16.107 habitantes e em 2021 chegamos aos 105 mil. Com o aumento populacional, automaticamente temos o aumento de empresas na área urbana e, claro um “boom” agrícola; proporcional a isso, também crescem as necessidades, dentre elas, a de energia elétrica”, destaca.

Para Cláudio, é um processo natural de desenvolvimento, e que, por outro lado, requer um planejamento estratégico que atenda às necessidades desse desenvolvimento rápido e contínuo. “No ano passado realizamos várias reuniões com a participação de representantes da Energisa.  Também conversamos com os nossos empresários e produtores rurais e pedimos que todos atualizassem seus dados de consumo para que a empresa pudesse fazer um planejamento”.

O secretário explica que  diante das oscilações de energia sofridas em 2021 que chegaram a causar prejuízos tanto na área urbana quanto rural, o Município tem mantido contado com a Concessionária para saber se há um cronograma de investimentos para situações como ampliação de estação; reforço de rede ou implantação de novas linhas de distribuição, por exemplo.

“Sorriso tem uma localização privilegiada em vários sentidos: estamos no entroncamento da BR-163 com a MT-242; também estamos no caminho de uma futura ferrovia, e, acreditamos que essas são características que também devem ser analisadas e levadas em conta na logística de prestação de fornecimento e manutenção de serviços essenciais, como de energia”, avalia Cláudio.

O gestor finaliza que agora aguarda um posicionamento da Concessionária.