Município elabora projeto de lei para controle populacional de cães e gatos em Sorriso

Controle permanente de cães e gatos mediante esterilizações cirúrgicas. É esse o objetivo de um projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores nos próximos dias. O projeto prevê a realização de convênios com clínicas veterinárias ou unidades móveis ou outros locais que apresentem instalações em conformidade com as normas estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/MT) para a castração.

A intenção é que sejam atendidos animais tutelados por proprietários cadastrados no Cadastro único (CadÚNico) e também abrigados por entidades reconhecidas no Município. Conforme o projeto, as solicitações de procedimentos de esterilização serão limitadas a cinco pedidos por CPF do usuário do sistema ao ano. Para número superior a isso, será necessária a realização de vistoria técnicas.

O gestor da pasta de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, frisa que “o projeto visa a criação de uma política pública voltada ao controle de zoonoses e à promoção do bem estar animal, criando possibilidades para que todos os animais tenham acesso ao cuidado ofertado em clínicas veterinárias”.

Lincoln também pontua que concomitante à castração também será intensificada a campanha de posse responsável. “Queremos reforçar à nossa população a importância da posse responsável: quando você adota um animal, você se torna responsável por uma vida que requer cuidados diários”, completa.

Veja também

Operação Lei Seca em Sorriso prende dois motoristas por embriaguez

Alei Fernandes anuncia criação da Secretaria da Mulher e da Vulnerabilidade em Sorriso

Cavalaria da PM prende homem que tentou esconder entorpecentes durante abordagem

Ação integrada tira de circulação entorpecentes e prende mulher no São José 2

Câmara de Sorriso aprova teste seletivo para contratação de profissionais da Educação em 2025

Homem é preso por perturbação do sossego em Sorriso