Município em MT registra denúncia de caso suspeito de varíola de macacos e entra em estado de alerta

O Município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, registrou a denúncia de um caso suspeito de varíola de macacos e entrou em estado de alerta na quinta-feira (26). O município faz divisa com a cidade de San Matías, na Bolívia. O país possui um caso suspeito da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou por meio de nota que está apurando a informação junto ao município. Segundo o órgão, os casos suspeitos da varíola deverão ser notificados de forma imediata.

Um jovem boliviano, de 26 anos, foi isolado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na quinta-feira, com sintomas parecidos ao da varíola dos macacos.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde de Cáceres, Elis Fernanda de Melo Silva, o município vai permanecer em alerta enquanto houver risco.

“Tivemos uma denúncia que uma pessoa passou pela fronteira com o braço cheio de lesões características da doença. As pessoas que verem casos característicos pode informar para Vigilância em Saúde, ou qualquer unidade de saúde do nosso município”, informou.

 

Cáceres entra em estado de alerta por renúncia de um caso suspeito de varíola de macacos — Foto: Prefeitura de Cáceres

A secretária enfatizou que a denúncia foi informal e não sabem, até o momento, se o caso é real, mas por precaução entraram em estado de alerta.

“A nossa preocupação é porque é uma doença que se espalha muito rápido. Acabamos de passar por uma pandemia, a gente já fica em alerta e com medo de viver novamente um surto ou epidemia de uma nova doença”, contou.

A secretária explicou que caso o município notifique algum caso suspeito, será feito uma barreira sanitária que faz parte do plano de contingência de Cáceres.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão.

Lesões na pele se desenvolvem primeiramente no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. As lesões na pele parecem as da catapora ou da sífilis até formarem uma crosta, que depois cai.

Maninho Veículos
LCI Telecom
Programa Estação Sicredi

Veja também

instituto do cancer

Sorriso recebe unidade de pesquisa clínica e medicina de precisão do Instituto do Câncer Brasil- IC Brasil

asi20210531016

Taxa de pacientes internados com Covid em UTIs de MT e não completaram o esquema vacinal sobe de 91% para 97%

GOVERNADOR MAURO MENDES

Em meio a aumento de casos de covid em MT, governo anuncia novas UTIs

thumb__600_0_0_0_auto - 2022-06-28T145649.143

Farmácias Cidadãs de Sorriso não receberam nenhum lote do medicamento que deve ser recolhido do mercado

gettyimages-501647509

Projeto que estabelece alimentação saudável em escolas é aprovado em segunda votação na ALMT

28062148_9ef9e65baa

MT alerta UTIs voltam a lotar e 91% dos pacientes não tomaram todas as doses da vacina