Município no Nortão registra tremor de 3,5 graus de magnitude

O município de Porto dos Gaúchos (250 quilômetros de Sinop) registrou hoje um abalo sísmico de 3,5 graus de magnitude na escala Richter. A informação foi divulgada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que integra a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), um tremor de até 3,5 graus de magnitude geralmente não é sentido pela população. Até o momento, não há confirmação de danos causados pelo abalo sísmico.

Em outubro do ano passado, três estações do Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília identificaram um tremor de terra natural com 2,3º MLv (escala Local) de magnitude em Porto dos Gaúchos. O evento também não foi percebido por moradores.

A região é nacionalmente conhecida pelos pesquisadores por ter registrado o maior tremor do Brasil, em 1950, quando um abalo de magnitude de 6,9 graus ocorreu na Serra do Tombador, a cerca de 100 quilômetros da cidade. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o tremor não causou danos.

Veja também

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso