Município pede que Assembleia crie lei para definir ponto geodésico

O vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, entregou, na manhã desta quinta-feira (15), ao deputado estadual Xuxu Dal Molin, o pedido para que o parlamentar proponha a criação de uma lei estadual que defina as coordenadas exatas do centro geodésico de Mato Grosso. O ponto, localizado em território sorrisense e que, mesmo com marco  localizado à margem da BR-163, no km 805, a uma distância de 30 km do perímetro urbano de Sorriso, em direção a Sinop, ainda carece de um documento oficial que referende estas coordenadas.

Segundo Gerson, a definição deste ponto geográfico só existe no Município por fontes próprias, no entanto, é indispensável que outra instituição também comprove esta condição, referendando assim este marco. “Uma lei estadual seria o respaldo que precisamos para poder fazer todas as ações necessárias para a recuperação deste ponto, reconstruindo o monumento indicativo no Município”, destaca Gerson.

Tal necessidade, de recuperar este ponto, também foi apontada por vereadores sorrisenses, e integra o trabalho de manutenção dos pontos turísticos da cidade, como os monumentos em praças, áreas públicas e avenidas. “Tendo esta definição legal, certamente poderemos recuperar o ponto, ou então edificar um monumento no ponto exato informado por imagens de satélite,  demais coordenadas geográficas, e devidamente reconhecido legalmente”, reforça Gerson.

A entrega da solicitação foi feita no escritório regional do deputado Xuxu Dal Molin, localizado em Sorriso. O parlamentar destacou que deve dar encaminhamento ao processo junto à Assembleia Legislativa. “Vamos sim buscar esta certificação para resolver definitivamente esta situação, referendando Sorriso como ponto geodésico do Estado por meio de uma lei estadual”, afiançou.

Ainda em março, o vice-prefeito também buscou apoio junto ao 9.º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército Brasileiro, em Cuiabá, para a de um referencial que defina este ponto. Nesta empreitada, Gerson contou com o apoio do tenente-coronel Flávio Ramalho, que atua no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso.

Veja também

Assembleia Legislativa de MT registra pela 1ª vez três mulheres exercendo mandatos simultaneamente

Reunião de Cúpula do Brics se reúne a partir de domingo no Rio

Justiça Eleitoral determina novas eleições em Brasnorte após cassação de diplomas de prefeito, vice e vereador

Juíza nega pedidos da defesa de Alei Fernandes em ação de cassação; investigação aponta esquema de caixa 2 na campanha

Bandidos sequestram família e usam casa para furtar banco em Cuiabá; um morreu baleado

Senado aprova aumento de deputados federais; projeto pode gerar impacto de R$ 22 milhões por ano em MT